CDHU participa de debate sobre inovações tecnológicas em habitação de interesse social

Apresentação destacou agilidade das novas tecnologias de construção para atender situações de risco

qui, 24/06/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

O secretário da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, abriu na quarta-feira, 23, o “Encontro sobre Habitação de Interesse social: Programas e Inovações Tecnológicas”, realizado pelo “Centro de Tecnologia de Edificações (CTE)”, em São Paulo.

Em sua exposição, o secretário enfatizou as mudanças aplicadas nos métodos  de construção da CDHU, que agregaram aspectos de sustentabilidade, rapidez na construção e economia de recursos. “Quanto mais rápido for feito o atendimento, e com qualidade, menos será gasto com bolsas-aluguel, remoções e emergências em área de risco”, disse Lair Krähenbühl.

A construção 150 casas pré-moldadas em São Luiz do Paraitinga, que devem ser entregues no próximo mês, foi um dos exemplos usados pelo secretário para ilustrar a importância dos novos recursos construtivos no atendimento da CDHU. “A cidade sofreu demais com as chuvas no início do ano. Era necessário um atendimento emergencial”, afirmou o secretário, sobre as casas feitas com modelos pré-moldados, que podem ser concluídas em até seis meses.  “Disponibilizamos R$ 28,8 milhões para o pagamento de auxílios aos desabrigados pelas chuvas. E os modelos de rápida construção são uma saída”, disse.

Outra inovação da atual gestão da CDHU apresentada foi o processo de compra de materiais por meio da “Ata de Registro de Preços”. Segundo Lair Krähenbühl, o processo facilita a compra de material em larga escala, com os menores preços e melhor qualidade, otimizando a construção de moradias populares em todo o estado. “Um bom material garante 50% de uma obra com qualidade, que também ganha velocidade na gestão do empreendimento”, afirmou o secretário.

Hoje, os imóveis da CDHU são construídos com acabamento que inclui piso cerâmico em todos os cômodos e azulejos nas áreas molhadas. A água do chuveiro é aquecida por sistema de aquecimento solar, o que reduz a conta de energia elétrica em até 30%. Os imóveis tiveram o pé-direito ampliado de 2,4 para  2,6 metros, para melhorar a ventilação, iluminação e sonoridade, proporcionando conforto térmico, acústico e visual. “Uma das principais melhorias apontadas foi a inclusão do terceiro dormitório que acomoda adequadamente famílias mais numerosas, diminui a chances de transmissão de doenças, aumenta o rendimento escolar de crianças e adolescente”, disse.

Da Secretaria da Habitação e CDHU