CDHU participa da 3º Semana Nacional de Conciliação

Até sexta técnicos da CDHU estarão no Estádio do Pacaembu para realizar acordos com inadimplentes

qua, 03/12/2008 - 16h11 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) está participando da “3 º Semana Nacional de Conciliação – Conciliar é Legal”. Até a sexta-feira, 5, das 9 às 17h, uma equipe estará negociando débitos de mutuários inadimplente, durante o evento que acontece no Estádio do Pacaembu, na Capital, e é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (ANJ). Nos dois primeiros dias de atendimento, 282 famílias compareceram e fecharam acordos com a Companhia.

Foram convocados cerca de 1.800 mutuários da cidade de São Paulo que estão com mais de três prestações em atraso. A expectativa é que todos compareçam para regularizar suas dívidas, fechando acordos. Para facilitar a negociação está sendo feito o parcelamento de débitos sem cobrar a amortização inicial.

A 3 º Semana Nacional de Conciliação é uma das ações do Movimento pela Conciliação, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e envolve todos os tribunais brasileiros. A diretora de Assuntos Jurídicos e Regularização Fundiária da CDHU, Rosália Bardaro, participou da abertura oficial do evento, que ocorreu dia 1º de dezembro.

O Movimento pela Conciliação é permanente e tem como objetivo tornar a justiça mais rápida e efetiva com incentivo à cultura do diálogo. Os tribunais, em parceria com o CNJ, atuam na valorização da conciliação e a Semana Nacional é um marco anual desse esforço. As partes envolvidas em conflitos tem o poder de decidir pela solução dos processos, por meio de intermediação autorizada e reconhecida pelo Estado. Entre os benefícios da prática está a redução do número de conflitos litigiosos e do tempo para a análise dos processos, sendo que os cidadãos têm com mais rapidez a resposta definitiva ao caso que o levou a procurar a Justiça.

Da Secretaria da Habitação/CDHU