CDHU organiza palestra sobre produção limpa e prevenção da poluição

Questão ambiental é preocupação constante na atuação da empresa

qui, 13/07/2000 - 10h26 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo(CDHU), vinculada à Secretaria Estadual da Habitação, realizou nesta quarta-feira, dia 12, na sede da empresa, a palestra ‘Organizações do Século XXI: Aprendizado e Sustentabilidade’.

O tema principal do evento foi a discussão do conceito de Produção Limpa, que é praticado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável, do Instituto de Redução de Usos Tóxicos da Universidade de Massachusetts. O diretor associado do instituto, Jack Luski, e Nadia Haiama, mestre em Produção Limpa e Prevenção de Poluição, da mesma universidade, estiveram presentes e falaram sobre o assunto.

A proposta inicial era encontrar uma maneira de a CDHU, uma empresa que vincula a questão ambiental à política pública de habitação, se incorporar aos princípios da produção limpa. Essa idéia vem a reboque de uma série de preocupações já demonstradas pela companhia anteriormente.

Por intermédio da Gerência de Meio Ambiente já foram realizados cursos e palestras como Economia e Gestão Ambiental, Habitação Popular com Responsabilidade Ambiental e Coleta Seletiva e Reciclagem de Lixo nos Conjuntos Habitacionais, todos voltados para a formação de um processo educativo que facilite a incorporação desses conceitos na empresa.

Cerca de 60 pessoas, entre funcionários da CDHU e convidados, assistiram à palestra, que serviu também para se definir se é possível ter processos e produtos sem geração de resíduos e se isso pode, de alguma maneira, trazer ganhos econômicos e sociais ao setor da construção civil.

Este é, portanto, mais um dos aspectos do trabalho realizado pela companhia, que não se restringe à construção de moradias. É preocupação constante da empresa a melhoria de qualidade de vida dos moradores dos conjunto habitacionais construídos pelo Governo do Estado e o modo como estes se relacionam com o meio ambiente.