CDHU leva programa de recuperação da Serra do Mar em congresso

Companhia expôs projetos de imóveis com inovações construtivas e tecnológicas

dom, 07/12/2008 - 14h14 | Do Portal do Governo

Cerca de cinco mil pessoas que visitaram o 3º Congresso Mundial de Engenheiros puderam conhecer mais de perto o programa que vai recuperar ambientalmente a Serra do Mar, em Cubatão, urbanizar trechos consolidados dos núcleos ocupados e transferir famílias de áreas de risco ou de preservação ambiental para novos bairros com moradias modernas, funcionais e construídas dentro de padrões que respeitam o meio ambiente. A “casa ecológica”, como ficou conhecida no evento, foi desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

Desde 2007, o padrão de construção dos imóveis começou a ser aperfeiçoado para proporcionar mais espaço, durabilidade, segurança e conforto aos moradores atendidos pelos programas habitacionais do Governo do Estado, além de adequar-se aos conceitos do Desenho Universal e da Sustentabilidade Ambiental. Nada mais oportuno para o congresso deste ano, cujo tema foi “Engenharia: Inovação com Responsabilidade Social”.

A casa modelo da CDHU foi construída no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na “Expowec ” Exposição Tecnológica Mundial que acompanhou o congresso com o tema “Energia para o Futuro” , abordando fontes de energias renováveis e não poluentes. O diretor Técnico da CDHU, João Abukater Neto, foi quem apresentou os novos conceitos arquitetônicos, construtivos, tecnológicos e ambientais incorporados pela Companhia e falou sobre o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, que envolve a urbanização de bairros para mais de 2,5 mil famílias, a remoção de aproximadamente cinco mil que vivem em condições de risco e a devolução de 800 mil metros quadrados de floresta à Mata Atlântica. É fundamental que um projeto para resgatar um patrimônio tão importante seja conhecido por engenheiros de várias parte do mundo”, acredita.

Durante palestra nesta sexta-feira, 5 de dezembro, Abukater fez uma explanação sobre as características da Serra do Mar e os riscos geológicos e geotécnicos de escorregamentos de terra e rochas que ameaçam ocupações habitacionais irregulares que se formaram desde a construção das rodovias Anchieta e Imigrantes. “O que aconteceu recentemente em Santa Catarina é mais um alerta sobre a força da natureza. Em 1985, uma chuva muito inferior caiu no estado sulista e provocou um grande acidente na Serra do Mar, em Cubatão. Não queremos que isso se repita”, defendeu.

Abukater mostrou as propostas da CDHU para a realocação das 5.537 famílias que deverão deixar os bairros-cotas e outros núcleos no sopé da serra, bem como para a urbanização de áreas que beneficiará outras 2.434 famílias que permanecerão nos bairros consolidados. A decisão de desocupar ou urbanizar essas áreas foi baseada em relatório técnico produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que demarcou locais de risco potencial, e a necessidade de desocupação de áreas de preservação ambiental pertencentes ao Parque Estadual da Serra do Mar. Os novos bairros estão sendo construídos no município de Cubatão. “O Programa da Serra do Mar já está em fase de obras. Os projetos estão concluídos”, afirmou.

A “casa ecológica da CDHU construída na “Expowec” tem 63m². Foi projetada a partir dos preceitos do Desenho Universal, concebidos para criar produtos que facilitam a vida dos usuários. No caso da habitação, são moradias adaptáveis para pessoas com deficiência temporária ou permanente, crianças, idosos, gestantes e obesos. A adoção dos princípios do Desenho Universal na construção de moradias populares como política pública é uma iniciativa pioneira do Governo Estadual. Em setembro, um decreto do governador José Serra instituiu esse modelo arquitetônico para as unidades habitacionais edificadas pela CDHU.

O novo padrão de construção adotado pela CDHU para as moradias populares também apresenta novidades tecnológicas e ambientais. Os imóveis ganharam a opção de três dormitórios, revestimento cerâmico no piso de todos os cômodos, azulejos até o teto na cozinha e no banheiro, pé direito aumentando de 2,4 para 2,6 metros, laje, cobertura na área de serviço e muro divisórios entre os lotes. Para contribuir na preservação do meio ambiente, todos os imóveis agora são projetados com sistema de energia solar para água do chuveiro e medição individualizada do consumo de água.

As estruturas dos telhados são feitas em metal, evitando a extração de madeiras. As áreas condominiais são maiores, com lazer, rampas de acesso, guias rebaixadas e faixas elevadas para travessia de ruas.

A casa da CDHU na “Expowec” expôs painéis em tamanho real reconstituindo a situação atual dos bairros-cota (nome atribuído em relação à altitude em relação ao mar), ocupações irregulares que se formaram em áreas do Parque Estadual da Serra do Mar, em Cubatão. Recursos de multimídia exibiram a situação atual das ocupações e a projeção após a construção dos conjuntos habitacionais e a execução das obras de urbanização.

Uma das prioridades do Governo de São Paulo, o programa é desenvolvido por meio das secretarias da Habitação, Meio Ambiente, Segurança Pública, Saneamento e Energia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cubatão. O programa também foi apresentado pelo diretor João Abukater no congresso “Geologia de Engenharia Ambiental”, realizado em Pernambuco, entre os dias 23 e 27 de novembro. Ele ressaltou, ainda, os projetos mostrados pela CDHU foram aprovados por um comitê cientifico da Associação Mundial de Engenharia. “Isso nos motivou ainda mais a montar o estande em Brasília”, concluiu.

Da Secretaria da Habitação/CDHU