CDHU já atendeu 222 famílias do Jardim Romano

Número de famílias atendidas com moradias chegará a 280 até a próxima segunda, 4

qui, 31/12/2009 - 11h15 | Do Portal do Governo

“Aqui não tem enchente nem rato. Esse apartamento é uma benção”. A
afirmação da vendedora de balas Cristiane Maria da Conceição na chegada ao Conjunto Habitacional Portal da Serra, em Itaquaquecetuba, sua nova casa, ilustra o sentimento da maioria das pessoas que já deixaram o Jardim Romano, na zona leste de São Paulo, alagado há três semanas.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) ofereceu, em caráter de emergência, 340 imóveis para as vítimas das inundações. Até hoje, 222 famílias já tem um novo endereço. As primeiras 100 famílias foram para o Conjunto Habitacional Safira, na Estrada do Preju, e outras 180 estão chegando ao Portal da Serra, na Estrada de São Bento. No início de janeiro, mais 60 unidades devem ser concluídas e disponibilizadas.

A CDHU mobilizou 20 caminhões, 12 vans para passageiros e 90 homens para auxiliar nas mudanças. Cristiane, a vendedora de balas, irá morar com três filhos e dois netos num apartamento com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, todos com piso e azulejo no banheiro e na cozinha. “Eu morava num quarto do tamanho desta sala. Enfim vou ter um endereço, nem estou acreditando. Lá onde eu vivia parecia uma indigente, aqui eu vou ter uma vida digna”, relatou, emocionada.

Valéria Ferraz Dias faltou hoje ao trabalho para mudar de casa. Ela
morou por 28 anos no Jardim Romano. Agora, tem um apartamento novo no conjunto Portal da Serra, onde vai morar com o marido, dois filhos e três netos. “Meus filhos vão ter uma vida melhor. Onde eu morava estava caindo”, disse Valéria, que é auxiliar de limpeza em uma empresa em São Paulo.

Outra nova moradora do Portal da Serra, Rita Gaudino da Silva, de 73
anos, dividia a casa com a filha e a neta. “Morei no Romano por 25 anos e nunca vi uma enchente que nem essa. O quarto onde eu dormia ainda tem água até o tornozelo”, disse. Ela irá morar sozinha no conjunto. A filha optou pela bolsa-aluguel.

Da CDHU