CDHU firma parceria para construção de 282 moradias no Vale do Paraíba

Os acordos prevêem recursos para as obras de 174 unidades habitacionais em Caçapava, 54 em Potim, 54 em Tremembé

qui, 31/01/2008 - 20h33 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, assinou na sexta-feira, em Caçapava, acordos com Caixa Econômica Federal e com três prefeituras do Vale do Paraíba para investimentos na construção de 282 moradias populares. Os acordos prevêem recursos para as obras de 174 unidades habitacionais em Caçapava, 54 em Potim, 54 em Tremembé.

Firmados na primeira reunião ordinária do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte (Codivap), os termos de cooperação e parceria priorizam o atendimento a famílias com renda de até três salários mínimos. Do montante de recursos destinados, a maior parte será proveniente da CDHU. “Com essa parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, inédita no país, vamos alavancar mais recursos para a habitação de interesse social. Essa é a nossa prioridade”, afirmou o secretário Lair Krähenbühl.

Segundo Lair Krähenbühl, hoje a CDHU tem 1.739 moradias em construção no Vale, mas esse número pode aumentar significativamente. “Há um potencial para mais três mil unidades. Nós temos os recursos, basta que as prefeituras se mobilizem e apresentem terrenos”, anunciou o secretário.

Outra frente de atuação da secretaria na região destacada por Lair Krähenbühl é a regularização fundiária. Somente no Vale do Paraíba, sete municípios já se associaram ao Programa de Regularização de Núcleos Habitacionais – Cidade Legal, instituído em agosto de 2007 pelo governador José Serra. Somadas, estão em processo de regularização cerca de 11 mil unidades em Areias, Caçapava, Canas, Cunha, Piquete, Santa Branca e Taubaté.

A proposta do Programa Cidade Legal é desburocratizar e agilizar o processo de regularização e averbação de parcelamentos de solo e de núcleos habitacionais no Estado. “O título da propriedade é muito importante. As pessoas passam a ter mais segurança, podem vender o imóvel, obter empréstimo ou financiamento. Isso faz parte da cidadania.”, ponderou o Lair Krähenbühl.

A reunião do Codivap, que reelegeu o presidente Antonio Carlos Vilela, prefeito de Caçapava, contou com a presença de prefeitos associados ao consórcio, além do senador Aloizio Mercadante, dos deputados federais Marcelo Ortiz e Emanuel Fernandes, dos deputados estaduais, Marco Aurélio Bertaiolli, Mozart Russomano e Padre Afonso Lobato, e do superintendente Regional da Caixa Econômica, Paulo José Galli.

Da Secretaria da Habitação

(C.M.)