CDHU firma parceria com Ruy Ohtake para pintura de casas na periferia

Proposta cromática de Ruy Ohtake está sendo experimentada no Projeto Pantanal, em bairro da Zona Leste da Capital

sex, 12/09/2008 - 11h25 | Do Portal do Governo

As casas localizadas em bairros da periferia que estão sendo urbanizados e regularizados pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), podem ganhar um novo e exclusivo visual, depois de receberem acabamento externo e pintura. O projeto-piloto dessa ação idealizada pelo secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, e pelo arquiteto Ruy Ohtake começou a ser implantado em 300 casas do bairro União de Vila Nova, dentro do Projeto Pantanal, na zona Leste de São Paulo.

Em visita à área que está passando por um grande processo de urbanização e de edificação de novos conjuntos habitacionais, Lair Krähenbühl, ao lado de Ruy Ohtake, contratado pela Companhia para projetar o trabalho, anunciou que cerca de cinco mil imóveis receberão reboco e pintura nas cores escolhidas pelos próprios moradores. O secretário pretende que esse piloto sirva de modelo para outros núcleos residenciais em toda cidade que estão sendo urbanizados e legalizados. “Caso esse modelo que  estamos experimentando com o Projeto Pantanal seja aprovado, poderemos estendê-lo para  outros  núcleos  em  estágio  de  recuperação,  de  forma a emprestar tratamento  estético  às moradias que estejam em locais regularizados e transformar o panorama da periferia”, afirmou o secretário.

O bairro União de Vila Nova é atualmente alvo de um programa do Governo do Estado, que está beneficiando diretamente mais de oito mil famílias com obras de urbanização, recuperação ambiental, apoio social, restauração e construção de moradias. A área possui quase um milhão de metros quadrados, estendendo-se pela várzea do Rio Tietê até a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A primeira etapa das obras de urbanização será finalizada com o colorido especial das moradias projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake. As tintas para pintar as 300 primeiras casas foram doadas pela Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafati). Por meio dessa associação, será oferecido aos moradores um treinamento especial para pintores que começará no próximo dia 15. Esses pintores da comunidade seguirão o projeto do arquiteto Ruy Ohtake e estenderão o trabalho de pintura a todas as casas que estiverem nos locais que receberão a urbanização.

A comunidade participa diretamente de todos os estágios do projeto. Nas duas primeiras reuniões, Ohtake explicou aos moradores o trabalho que será realizado e a própria comunidade elegeu as primeiras casas que receberão acabamento e pintura. A população local está mobilizada para integrar o projeto e 80 agentes comunitários já trabalham com as equipes sociais da CDHU.

Para as famílias de União de Vila Nova, o colorido das casas simboliza a finalização do processo de transformação do antigo núcleo carente num verdadeiro  bairro recuperado e contribui para a auto-estima dos moradores. “Essa atenção que o secretário está dando à comunidade é fundamental. São passos essenciais para fazer com que esses núcleos se tornem verdadeiros bairros integrados à cidade”, defende Ruy Ohtake.

Segundo o secretário Lair Krähenbühl, o projeto, além de beleza, “trará harmonia e  identidade visual” para o bairro. “Esse trabalho representa o coroamento de todo o processo de urbanização, com o surgimento de um novo bairro concebido a partir da sensibilidade de seus moradores, da equipe social da CDHU e de um grande artista como Ruy Ohtake”. Os recursos para custear a recuperação das moradias integram uma verba de R$ 59,6 milhões, que será investida na conclusão da urbanização do bairro.

Além de imóveis residenciais, pontos comerciais também serão restaurados. Para criar uma unidade visual no bairro será oferecido aos comerciantes um plano de comunicação padronizada, de acordo com a Lei Cidade Limpa, que inclui placas em tamanho e  formato permitido pela legislação. O negociante poderá escolher as cores e oferecer seu produto de maneira ordenada e sem comprometer a nova pintura e visibilidade das cores.

Da CDHU