CDHU faz plantões de atendimento na região de Campinas e no Vale do Paraíba

Em junho, empresa vai ao encontro dos mutuários inadimplentes

seg, 04/06/2007 - 18h48 | Do Portal do Governo

Em  maio,  a Secretaria de Estado da Habitação anunciou que a Companhia de Desenvolvimento  Habitacional  e  Urbano  (CDHU)  atingiu o menor índice de inadimplência  dos últimos três anos, fechando o mês de abril com 23,3%. No início de 2007 esse número era de quase 30%.

A queda é resultado de medidas implantadas   pela  Companhia  para  recuperar  o  crédito  habitacional  e estimular  a negociação de débitos dos inadimplentes. E neste mês de junho, a  partir  de  quinta-feira,  dia  7,  a campanha continua com uma série de plantões  de  atendimento  na região de Campinas e no Vale do Paraíba.

Técnicos da Gerência de Recuperação de Créditos Imobiliários da CDHU e das gerências  de Ação Regional farão plantões nos conjuntos habitacionais para chegar mais perto dos mutuários e agilizar a negociação dos débitos. A meta é atender 5.162 inadimplentes, em 90 conjuntos habitacionais.

A mobilização vai  envolver  os escritórios regionais da CDHU em Taubaté e Campinas. Este último, aliás, é o terceiro colocado no ranking da inadimplência da CDHU no Estado de São Paulo, com 20,6% dos mutuários com mais de três prestações em atraso. Os líderes são Marília e Bauru, com 18,5% e 18,9%, respectivamente.

Já  a  Regional  de  Taubaté,  com  28,7%, vem trabalhando para melhorar os números e após os plantões deverá apresentar uma redução no índice.Esta  série  de medidas faz parte do programa “Sempre em Dia”, que reduziu os  juros  das  prestações  em  atraso de 12% para 3% ao ano.

Além disso, o mutuário  pode  parcelar o débito, ampliar o prazo contratual como forma de baixar  o  valor da prestação e ainda, após fazer o acordo, utilizar o FGTS para  quitar  ou  reduzir o financiamento. Se preferir, o Fundo de Garantia pode  ser  usado  também  para diminuir em até 80% o valor da prestação, de acordo com a renda familiar.

Quem quitar a dívida à vista tem isenção total dos juros de mora. No  mês  de março, a CDHU bateu outro recorde. Atingiu a maior arrecadação mensal  da sua história, com R$ 25 milhões recebidos de uma carteira de 307 mil  mutuários.

Desse total, mais de 39 mil estavam em atraso havia mais de um  ano,  o  que  significa uma recuperação de crédito inédita em apenas um mês. Tudo isso também é reflexo das ações que a empresa vem implantando.Os  mutuários  que  quiserem  saber  mais sobre o programa “Sempre em Dia” podem  acessar o site www.cdhu.sp.gov.br.

No site há informações sobre  o  financiamento,  emissão  de  boletos  de  prestações,  cálculo do parcelamento  da  dívida,  acordos  e emissão de parcelas de amortização de débitos.

Da CDHU