Neste final de semana, 17 e 18, a Secretaria da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizará plantão de atendimento em diversos municípios do Estado. O objetivo é renegociar dívidas de moradores inadimplentes e regularizar contratos de gaveta. A ação faz parte da campanha “Fique em Dia com a sua Casa” lançada para promover a regularização financeira e contratual em todo o Estado. Serão cerca de 400 plantões de atendimento até o final do ano nas cidades com maior número de contratos ativos.
A CDHU oferece condições facilitadas para a renegociação de dívidas. Moradores que possuem “contrato de gaveta” também podem regularizar a situação. A estimativa da Companhia é aumentar a arrecadação em cerca de 40 milhões. A campanha é parte de um conjunto de medidas que serão implantadas nos próximos quatro anos para modernização da gestão do patrimônio da CDHU.
“Com os plantões, a CDHU oferece a oportunidade aos mutuários de quitarem, por exemplo, apenas 10% daquilo que devem, e depois renegociar o restante pagando até 5% do salário mínimo. Podem também, inclusive, entrar em um processo para ampliar o prazo de pagamento. Com isso, desejamos chegar a um acordo onde todos fiquem satisfeitos”, diz Silvio Torres, secretário de Estado da Habitação.
Os mutuários terão alternativas e facilidades para regularizar débitos. A dívida pode ser parcelada mediante amortização mínima de 10% do total, facilitados em até três vezes. O FGTS pode ser utilizado para quitação do saldo devedor. A parcela mensal mínima será equivalente a 5% do salário mínimo, R$ 28,00. O mutuário que quitar o débito à vista será isento de juros de mora. Quem já efetuou algum acordo com a CDHU no passado e encontrou dificuldades em cumpri-lo terá uma nova oportunidade para renegociar toda a dívida.
Moradores que adquiriram imóveis por meio de “contratos de gaveta” poderão regularizar a situação. Para isso, devem comprovar que se enquadram no perfil de atendimento da CDHU e o documento deve estar de acordo com os requisitos legais e administrativos. Nesses casos, o financiamento poderá ser transferido ao comprador.
Ao longo de toda a semana, interessados em regularizar o débito ou contrato também podem comparecer aos núcleos regionais ou postos de atendimentos da CDHU.
Pela Internet (www.habitacao.sp.gov.br) ou pelo telefone 0800 880 2146, o interessado poderá se informar sobre a campanha, verificar os locais dos plantões e os documentos necessários para a negociação. O mutuário pode também pelo site obter informações sobre o financiamento, emitir boletos de pagamento, calcular o débito, parcelar dívida, fazer propostas de renegociação, entre outros serviços.
Serviço:
Sábado, dia 17
Lençóis Paulista
Local: Centro de Atendimento ao Cidadão
End.: Rua Anita Garibaldi, 821 – Centro
Horário: das 09h às 15h
Poá
Local: EMEB Dr. João Pedro de Almeida
End.: Rua Jorge Tomé, 181 – Jardim São José
Horário: das 9h30 às 15h30
Irapuru
Local: Centro Cultural
End.: Avenida Nove de Julho, 298 – Centro
Horário: das 8h às 14h
Angatuba
Local: Prefeitura de Angatuba
End.: Rua João Lopes Filho, 120 – Centro
Horário: das 10h às 16h
Canas
Local: E. E. Professora Alice Vilela Galvão
End.: Rua Homero Hortiz Marcondes – Centro
Horário: das 9h às 15h
Domingo, dia 18
Novo Horizonte
Local: CRAS
End.: Rua 7 de Setembro, 851 – Centro (ao lado do Fórum)
Horário: das 9h às 14h
Paranapanema
Local: Serviço Social
End.: Rua Joaquim Vieira de Medeiros, 1.450 – Centro
Horário: das 9h às 14h
Monte Mor
Local: Secretaria de Segurança da Defesa Civil
End.: Rua Cristiano Stroeh, 315 – Bairro Popular Nova
Horário: das 9h30 às 14h30
Elias Fausto
Local: Centro Social Benedito Lineu Ferreira
End.: Rua Iracema Betarelli Juliani, 71 – Bairro Tornatore
Horário: das 9h30 às 14h30
Capela do Alto
Local: Casa do Cidadão
End.: Rua São Francisco, 248 – Centro
Horário: das 9h às 14h
Campos do Jordão
Local: EMUHAB – Centro
End.: Rua Manoel Pereira Martins, 250 – Parque dos Cedros – Abernéssia
Horário: das 9h às 15h
Da Secretaria da Habitação