CDHU entrega escrituras para moradores de Mogi das Cruzes

Mais de 650 famílias da Vila Municipal recebem seus títulos propriedade

qua, 23/12/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Habitação e a prefeitura de Mogi das Cruzes entregam nesta quarta-feira, 23, títulos de propriedade para 652 famílias moradoras da Vila Municipal, em Mogi das Cruzes. A cerimônia contará com a presença do Secretário da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl.

Esta é a primeira grande entrega de títulos de propriedade no Estado feitos por meio do Programa Cidade Legal. As famílias adquiriram os lotes na década de 1980 e não tinham a documentação legalizada. Além da Vila Municipal, mais 65 núcleos habitacionais estão em processo de regularização. Mais de 20 mil famílias podem ser beneficiadas.

Prioridade da atual gestão do governo estadual, a regularização fundiária foi  contemplada em 2007, com a instituição do Programa de Regularização de  Núcleos Habitacionais “Cidade  Legal” para agilizar e desburocratizar o   processo de regularização e averbação de unidades habitacionais. Oprograma  oferece apoio técnico para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana.

Outra medida de grande impacto social foi a redução dos valores pagos aos cartórios para o primeiro registro de imóveis de interesse social. Pela Lei nº  13.290, aprovada em dezembro de 2008 pela Assembleia Legislativa, conhecida como “Lei de Emolumentos”, o custo para o registro foi reduzido em até 90%.

Com a escritura do imóvel registrada em cartório, o morador torna-se de fato o proprietário da moradia. Além dessa garantia, com o bem regularizado o  cidadão tem acesso ao mercado formal de crédito, pode comercializar sua casa ou transferi-la para seus herdeiros, entre outros benefícios.

Da Secretaria da Habitação