CDHU entrega conjunto habitacional em Valentim Gentil

159 novas casas beneficiaram famílias de baixa renda do município

sáb, 14/02/2009 - 12h04 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregou nesta sexta-feira, 13, mais um empreendimento habitacional no Estado. O Município de Valentim Gentil, região de São José do Rio Preto, foi beneficiado com 159 casas do Conjunto Habitacional Emílio Pazini. A entrega das chaves para as famílias foi realizada na Praça da Matriz com a presença do prefeito Adilson Jesus Peres Segura e do gerente regional da CDHU, Olímpio Severino da Silva, que representou o secretário Lair Krähenbühl.

Olímpio destacou a importância das moradias para o município, que tem um grande déficit habitacional devido à migração de trabalhadores que buscam emprego nas diversas fábricas de móveis instaladas em Valentim Gentil. “Trabalhamos para entregar as casas o mais rápido possível e permitir o desenvolvimento da cidade, que cresce cada vez mais e necessita urgente de infraestrutura urbana”, disse.

O prefeito Adilson Segura falou que o objetivo do município é suprir a falta de moradias e que o apoio do Governo Estadual é muito importante para a realização desse trabalho. “Vamos continuar estabelecendo convênios com a CDHU para que as famílias que não foram contempladas dessa vez ainda possam conquistar a casa própria”, afirmou. Segura deverá ir à São Paulo na próxima terça-feira, dia 17, para pleitear a construção de mais 200 apartamentos no município. “Já adquirimos um terreno próximo ao Jardim Belo Horizonte e tenho certeza de que prosseguiremos com o projeto habitacional em Valentim Gentil”, afirmou.

As casas entregues foram viabilizadas por meio do Programa de Parceria com Municípios, na modalidade Autoconstrução. A prefeitura doou o terreno e administrou as obras, que foram supervisionadas pela CDHU. A Companhia também repassou os recursos para compra do material de construção e os próprios moradores, selecionados por sorteio público, participaram da edificação dos imóveis. As habitações têm 43,18m², dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, sendo que o projeto permite que sejam construídos mais dois cômodos. As unidades, pintadas com cores diferenciadas, têm alguns itens do novo padrão de construção da CDHU, como piso cerâmico em todas as dependências.

A cabeleireira Alessandra Rodrigues, 28 anos, foi uma das contempladas. Atualmente ela paga aluguel de R$ 265 e deve se mudar para o novo imóvel até o final do mês. “Vou pagar apenas R$ 62,50 de prestação da minha casa própria. Com a diferença que vai sobrar do que eu pago de aluguel pretendo investir na construção de mais um cômodo, onde vou montar meu próprio salão de beleza”, planeja.

Assim como Alessandra, todos os beneficiados terão prazo de 25 anos para quitar o financiamento. As prestações são calculadas de acordo com a renda das famílias e subsidiadas pelo Governo do Estado. As famílias que ganham até três salários mínimos vão arcar com 15 % dos rendimentos.

Em Valentim Gentil, 98 % delas estão nessa faixa.

Da Secretaria da Habitação/CDHU