CDHU entrega casas com três dormitórios em Cândido Rodrigues

Imóveis foram construídos com itens do novo padrão construtivo da Companhia; 93% das famílias beneficiadas ganham até três salários mínimos

sex, 17/12/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregou 79 moradias em Cândido Rodrigues na quinta, 16. Os imóveis foram edificados conforme o novo padrão de construção da CDHU e possuem três dormitórios. O evento de entrega das chaves será às 17 horas, no próprio conjunto, Avenida Geraldo Frare, saída para Fernando Prestes.

A CDHU investiu R$ 3,5 milhões no empreendimento. As moradias têm 55,87 m² de área construída e receberam diversas melhorias do novo padrão de construção, como pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas áreas molhadas, laje, pavimentação asfáltica e muro divisório entre as unidades.

As mudanças adotadas com novo padrão de imóveis da CDHU são frutos do aperfeiçoamento das técnicas de construção desenvolvidas pela atual gestão da Companhia. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2007 sobre as expectativas da população de baixa renda em relação à moradia apontou o terceiro dormitório como um dos principais itens desejados.

A inclusão de plantas com três dormitórios aumentará a área construída para até 64m² e trará uma série de benefícios para a qualidade de vida como, por exemplo, a diminuição do índice de morbidade (capacidade de produzir doenças) gerada pela aglomeração de pessoas, e a redução da defasagem escolar, uma vez que as crianças terão mais espaço e conforto para estudar.

O empreendimento foi viabilizado em parceria com o município de Cândido Rodrigues. A CDHU repassou os recursos e supervisionou todas as etapas dos trabalhos. A prefeitura doou o terreno e administrou as obras, que foram executadas pelos futuros moradores, selecionados por meio de sorteio público.

O prazo para quitar o financiamento é de até 25 anos. As prestações têm subsídio do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a renda das famílias beneficiadas. Aquelas que ganham até três salários mínimos vão desembolsar somente 15% dos rendimentos. Em Cândido Rodrigues, 93% dos contemplados estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 76,50.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

Da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano