CDHU entrega 75 casas em Ourinhos

Conjunto está sendo construído no Jardim Anchieta em parceria com a prefeitura e as famílias beneficiadas

sex, 12/02/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregou 75 casas em Ourinhos nesta sexta-feira, 12. A cerimônia de entrega das chaves foi realizada no Conjunto Helena Braz Vendramini, no Jardim Anchieta e contou com a presença do gerente regional da  CDHU em Bauru, Carlos Roberto Ladeira, que representou o secretário Lair Krähenbühl.

Os imóveis possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em  43,18 metros quadrados de área construída. O projeto permite que sejam construídos mais dois cômodos. Esta é a sexta etapa da entrega do empreendimento, que terá no total 596 casas. Outras 469 unidades foram comercializadas pela CDHU entre 2005 e 2008. Mais 52 estão em construção com previsão de entrega para este ano.

Resultado de uma parceria entre a CDHU, a prefeitura e as famílias beneficiadas, o conjunto está sendo viabilizado pela modalidade Autoconstrução. A companhia repassa os recursos ao município, conforme o andamento dos serviços, e supervisiona todas as etapas dos trabalhos. A prefeitura doou o terreno e é responsável pela administração das obras, que são executadas pelos futuros moradores, selecionados por meio de sorteio público. A Companhia está investindo R$ 11,6 milhões no empreendimento.

O prazo para quitar o financiamento do imóvel é de 25 anos. As prestações têm subsídio do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a renda das  famílias beneficiadas. Aquelas que ganham até três salários mínimos vão desembolsar 15% dos rendimentos. Em Ourinhos, 98% das famílias que receberão as chaves dos imóveis estão nesta faixa. O valor da menor prestação é R$ 69,75.

Os programas da CDHU são direcionados a famílias com renda mensal entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três salários. Outros requisitos necessários para obter um imóvel são: morar ou trabalhar na  cidade há pelo menos três anos, não ser proprietário e nem ter sido atendido por financiamento habitacional.

Da CDHU