CDHU entrega 72 casas na região de Marília

Imóveis têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro; projeto permite que sejam construídos outros dois cômodos

qui, 26/11/2009 - 10h30 | Do Portal do Governo

Setenta e duas famílias do município de Tarumã, na região de Marília, vão receber nesta quinta-feira, 26, as chaves de suas casas. O conjunto habitacional construído na Vila Cristal é mais um empreendimento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O diretor de Atendimento Habitacional da CDHU, Antônio Carlos Trevisani, representará o secretário da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, na solenidade de entrega das chaves.

O investimento da CDHU na construção do conjunto habitacional foi de R$ 1,7 milhão. Os imóveis têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 43,18m² de área construída. O projeto permite que sejam construídos outros dois cômodos. As moradias receberam várias melhorias do novo padrão de construção da Companhia, como aquecedor solar para água do chuveiro,  forro de PVC, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha e banheiro e muro divisório entre as unidades.

Segundo o secretário Lair Krähenbühl, o novo padrão de construção da CDHU  oferece mais segurança e conforto para as famílias de menor poder aquisitivo. “Temos a preocupação de contemplar quem precisa de forma mais ampla. Um exemplo é a instalação dos aquecedores solares, que, além de diminuir o impacto ambiental, ajudam a reduzir o gasto com energia elétrica em até 30%”, diz. Em Tarumã, 94% dos beneficiados ganham até três salários mínimos.

Resultado de uma parceria entre a CDHU, a prefeitura e as famílias beneficiadas, o conjunto foi viabilizado pelo Programa Parceria com Municípios, na modalidade Autoconstrução. A Companhia repassou os recursos ao município, conforme o andamento dos serviços, e supervisionou todas as etapas dos trabalhos. A prefeitura doou o terreno e administrou as obras, que foram executadas pelos futuros moradores, selecionados por meio de sorteio público.

O prazo para quitar o financiamento do imóvel é de 25 anos. As prestações têm subsídio do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a renda das  famílias beneficiadas. Aquelas que ganham até três salários mínimos vão desembolsar 15% dos rendimentos. O valor da menor prestação que o mutuário vai pagar é de R$ 69,75.

Os programas da CDHU são destinados para famílias com renda mensal entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três salários. Outros requisitos necessários para obter um imóvel são: morar ou trabalhar na  cidade há pelo menos três anos, não ser proprietário e nem ter financiamento habitacional.

Da CDHU