CDHU entrega 64 casas em Bananal

Investimento foi de R$ 960 mil

dom, 17/08/2008 - 17h12 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregou na sexta-feira, 15 de agosto, 64 moradias para famílias de Bananal. O secretário-adjunto de Estado da Habitação, Ulrich Hoffmann, representou o secretário Lair Krähenbühl no evento, e entregou chaves aos proprietários no próprio conjunto habitacional, construído na Vila Bom Jardim. O investimento foi de R$ 960 mil.

Hoffmann destacou que, além da qualidade das moradias, é muito importante o mutuário ter certeza que receberá a escritura quando quitar o imóvel. “Antes a pessoa quitava as prestações e, às vezes, o empreendimento ainda não estava registrado em cartório. Se quisesse passar para seus filhos, por exemplo, havia esse impedimento. Agora as casas só são entregues quando estiverem em regularizadas”, disse.

O prazo para quitar o financiamento é de 25 anos para quitar o financiamento. As prestações têm subsídio do governo, o que significa que as famílias pagarão as parcelas de acordo com a renda que ganham. Aquelas que recebem até três salários mínimos vão desembolsar 15% da renda para ter um imóvel próprio. Em Bananal, 93 % estão nessa faixa de renda.

A prefeita de Bananal, Mirian Ferreira de Oliveira Bruno, destacou que as moradias e obras de infra-estrutura valorizaram o bairro. “Este conjunto significa um novo bairro para a cidade. Pela qualidade do empreendimento, outras pessoas vão querer construir e morar nas redondezas. O déficit habitacional vai diminuir muito”, estimou.

Os imóveis, com 43,03 m², têm sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios, que podem ser ampliados para três. Foram construídos em terreno doado pelo município, por meio da modalidade Autoconstrução, na qual as famílias beneficiárias, selecionadas por sorteio, participaram das obras. A CDHU repassou os recursos para a compra dos materiais de construção e supervisionou as obras, administradas pela prefeitura.

A mutuária Sueli da Silva Ferreira Damasio demonstrou sua alegria, não apenas por obter uma casa própria, mas pela expectativa em melhorar de vida. “Antes eu pagava o equivalente a um salário mínimo de aluguel. As contas ficavam apertadas. Agora, com boa casa e prestações de valor baixo, vai sobrar mais dinheiro para gastar na qualidade de vida de toda minha família”.

A CDHU atende a população com renda familiar entre um e dez salários mínimos, com prioridade à faixa até três. Outros requisitos exigidos são morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não ser proprietário de imóvel e não ter nenhum habitacional

Da Secretaria de Habitação