CDHU entrega 480 apartamentos em Itaquaquecetuba

As famílias ganham até três salários mínimos. O investimento foi de R$ 15 milhões

sex, 26/09/2008 - 16h20 | Do Portal do Governo

Com a presença do secretário-adjunto de Estado da Habitação, Ulrich Hoffmann, representando o secretário Lair Krähenbühl, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entrega neste domingo, 28 de setembro, às 10h, mais 480 apartamentos em Itaquaquecetuba, Região Metropolitana de São Paulo. A cerimônia será no empreendimento Itaquaquecetuba I, Rua Jaguarão, n.º 112, no bairro Morro Branco. O investimento na edificação do conjunto foi de R$ 15 milhões.

Os 480 imóveis estão distribuídos em três condomínios. Todos possuem centros de apoio comunitário e playgrounds, redes de drenagem, gás, elétrica, água e tratamento de esgoto, além de tubulações para uso de telefonia. Os apartamentos têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Cada unidade tem 51,12 m² de área e estão distribuídas em 24 prédios de cinco andares. Os empreendimentos foram edificados com estrutura metálica e alvenaria em blocos de cerâmica, e possuem revestimento com pinturas internas e externas.

Os imóveis foram viabilizados pelo Programa Mutirão Associativo, em parceria com três entidades comunitárias de Itaquaquecetuba: Movimento Pró-Moradia de Itaquaquecetuba, Movimento pela Moradia de Itaquaquecetuba e Associação de Mulheres pela Moradia de Itaquaquecetuba. No Mutirão Associativo, as entidades indicam as famílias, contratam assessoria técnica, mão-de-obra especializada e administram os trabalhos. À CDHU cabe a infra-estrutura, o projeto executivo, o repasse de verba para compra de material de construção, além da supervisão das obras que são realizadas pelos futuros moradores.

O programa é destinado a famílias com renda entre um e dez salários mínimos, que residem ou trabalham no município há pelo menos três anos e que não sejam proprietárias de imóvel. Os beneficiados têm prazo de 300 meses para quitar o financiamento e as prestações são calculadas de acordo com a renda mensal. Pessoas que ganham entre um e três salários mínimos pagam o equivalente a 15% de sua renda. Entre as 480 famílias que receberão as chaves da casa própria, quase 95% estão nessa faixa de renda.

Da CDHU