CDHU entrega 170 casas na região de Sorocaba

Em Salto, 88% das famílias beneficiadas têm renda de até três salários mínimos

qui, 10/12/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O secretário da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl entregará nesta quinta-feira, 10, as chaves das 170 casas no município de Salto, na região de Sorocaba.

O investimento da CDHU na edificação do empreendimento foi de R$ 4,3 milhões. Os imóveis têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 43,03 metros quadrados de área. O projeto permite que seja construído mais um cômodo. As unidades receberam melhorias do novo padrão de construção da companhia, como aquecedor solar para água do chuveiro, forro de PVC, piso cerâmico em todos os cômodos e azulejos na cozinha e banheiro.

Resultado de uma parceria entre a CDHU, a prefeitura e as famílias beneficiadas, o conjunto foi viabilizado pelo Programa Parceria com Municípios na modalidade Autoconstrução. A companhia repassou os recursos ao município, conforme o andamento dos serviços, e supervisionou todas as etapas dos trabalhos. A prefeitura doou o terreno e administrou as obras, que foram executadas pelos moradores que receberão as chaves amanhã. Todos os beneficiados foram selecionados por meio de sorteio público.

O prazo para quitar o financiamento do imóvel é de 25 anos. As prestações têm subsídio do governo estadual, que são calculadas de acordo com a renda das famílias beneficiadas. Aquelas que ganham até três salários mínimos vão desembolsar 15% dos rendimentos. Em Salto, 88% dos contemplados estão nesta faixa. O valor da menor prestação é R$ 69,75.

Os programas da CDHU são direcionados a famílias com renda mensal entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três salários. Outros requisitos para obter um imóvel são: morar ou trabalhar na cidade de Salto há pelo menos três anos, não ser proprietário de imóvel e nem ter sido atendido por financiamento habitacional.

Da CDHU