CDHU elabora projetos focados em sustentabilidade

Empreendimentos são entregues com aquecimento solar e chuveiro híbrido

qui, 17/05/2012 - 16h01 | Do Portal do Governo

A preservação do meio ambiente e a sustentabilidade são preocupações da Secretaria da Habitação que, desde 2007, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entrega moradias dentro do conceito de tecnologias verdes. As residências contruídas pela Companhia economizam água e energia elétrica e os materiais utilizados na construção causam pouco impacto ao meio ambiente.

Chuveiros híbridos, que operam com aquecedor solar e energia elétrica de baixa potência com dispositivo eletrônico para controle de temperatura, são instalados nas residências. Essa tecnologia gera economia de até 30% na conta de luz e diminuição da demanda por energia elétrica nos horários de pico.

As unidades habitacionais dos novos empreendimentos verticais da CDHU contam com sistema de medição de água individual. Desta maneira, cada família pode fazer o controle da água utilizada, pagar somente pelo que usa e economizar no consumo de água para colaborar também com o meio ambiente.

Exemplo a ser seguido

As ações da CDHU em relação à sustentabilidade estão sendo reconhecidas mundialmente como um bom exemplo a ser seguido. No ano passado, o Residencial Rubens Lara, em Cubatão, foi reconhecido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente como modelo passível de ser replicado em outros países.

 

Este conjunto faz parte do Programa de Recuperação da Serra do Mar, que
tem como objetivo promover a conservação, o uso sustentável e a
recuperação socioambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. A ação
prevê o atendimento de 7.760 famílias moradoras de áreas irregulares do
Parque, sendo que 5.350 famílias serão transferidas para unidades da CDHU
e 2.410 famílias ficarão em áreas que estão sendo urbanizadas.

Do Portal do Governo do Estado