CDHU e Sabesp fecham acordo para obras de infra-estrutura

A medida vale para as cidades onde a Sabesp é concessionária responsável pelos serviços

qua, 05/09/2007 - 10h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), assinou, no dia 21, termo de cooperação com a Sabesp para a instalação de redes de água e de coleta e tratamento de esgoto em seus empreendimentos.

Antes do acordo, a execução dessas obras era feita pelos municípios que, em muitos casos, têm dificuldades para assumir os custos da instalação, operação e manutenção das redes de saneamento básico. “O governo do Estado entende a dificuldade dos municípios em arcar com a realização desses serviços. Por isso, a Secretaria da Habitação e a CDHU decidiram incorporar essas obras e atuar em parceria com a Sabesp”, disse o secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl.

A medida vale para as cidades onde a Sabesp é concessionária responsável pelos serviços. O termo estabelece que a CDHU repassará à Sabesp os recursos necessários para a criação de infra-estrutura nos conjuntos habitacionais construídos pela companhia. A Sabesp será responsável também por obter a licença ambiental.

Medição individual – De acordo com a secretária de Estado de Saneamento e Energia, Dilma Pena, a parceria facilitará a complexa tarefa de levar serviços de saneamento básico à população. “Para acompanhar a urbanização acelerada do Estado, a administração pública precisa trabalhar em conjunto para obter resultados concretos”, afirmou.

O acordo prevê, também, a instalação de medidores individualizados de água nos empreendimentos. A medida proporcionará mais controle do consumo mensal por unidade habitacional e reduzirá os gastos com a conta de água. Estudos indicam redução média de 30% em empreendimentos com medição individualizada. Além da economia, a medida visa a incentivar o uso racional da água.

Da Agência Imprensa Oficial

(J.H.)