CDHU e prefeitura firmam parceria para coleta seletiva e reciclagem de lixo

Curso de Formação de Cooperativa de Reciclagem beneficiará famílias que vivem na área de intervenção do Projeto Pantanal, zona Leste da Capital

qua, 19/09/2007 - 8h42 | Do Portal do Governo

O Secretário Estadual da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, nesta quarta-feira, 19, protocolo de intenções com o Secretário Municipal de Serviços de São Paulo, Dimas Ramalho, para implantação de sistemas de coleta seletiva e de reciclagem de lixo em conjuntos habitacionais e áreas de intervenção da CDHU, na Capital.

A assinatura ocorrerá durante o encerramento do primeiro Curso de Formação da Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança do Projeto Pantanal. Na mesma ocasião, os participantes do curso receberão os diplomas. No evento, serão homenageadas com certificados empresas consideradas Amigas da Habitação Sustentável, que colaboraram com o projeto comunitário. A cerimônia acontecerá às 10 horas, na sede da pasta, Rua Boa Vista, 170, centro, no auditório do 2o subsolo, e contará com a presença da diretora de Atendimento Habitacional da CDHU, Maria Tereza Soares Silveira, que também assinará o protocolo.

Pela parceria que será firmada, a CDHU compromete-se a destinar áreas de sua propriedade para a instalação de cooperativas de reciclagem de lixo, enquanto a prefeitura se responsabiliza pela construção de galpões, instalação de contêineres e pela coleta de resíduos sólidos recicláveis no bairro. Esse material será entregue à cooperativa, que se encarregará da venda dos materiais para a indústria de reciclagem.

O piloto desse projeto está em fase de implantação no Projeto Pantanal, na zona Leste da cidade, uma área de 908 mil metros quadrados onde vivem 8 mil famílias. Grande parte delas sobrevive do trabalho de coleta e comercialização de materiais recicláveis. A cooperativa funcionará em um galpão de triagem que está sendo construído pela CDHU. Para capacitar os moradores, foi realizado um curso em parceria com o Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente. Durante quatro meses, os alunos que se formam amanhã acompanharam aulas sobre meio ambiente, ética e cidadania, autogestão administrativa, cooperativismo e processos operacionais de cooperativas.

Essa cooperativa de catadores integra uma série de ações desenvolvida pela Companhia no processo de urbanização da área. Além de contribuir para geração de renda, o objetivo do projeto é promover a conscientização ambiental da comunidade, recuperando as margens do rio Tietê, atualmente utilizadas como depósito de materiais, e reduzindo o volume de resíduos depositados em córregos e vias públicas. Paralelamente à organização da cooperativa, a CDHU promove campanhas e atividades sócio-educativas voltadas à comunidade.

SERVIÇO

Local: Edifício CIDADE I – Rua Boa Vista, 170, auditório 2o subsolo, Centro, Capital

Data: 19 de setembro de 2007

Horário: 10 horas

Da CDHU

(I.P.)