CDHU e prefeitura de Mogi das Cruzes estudam ações urbanas

Lair Krähenbühl reuniu-se com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli para definir prioridades

qui, 05/02/2009 - 11h51 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, esteve reunido com o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, na quarta-feira, 4. Os assuntos discutidos durante o encontro, realizado em São Paulo, foram a regularização fundiária, a construção de novas moradias e a implantação do programa “Mogi de Cara Nova”.

Segundo o prefeito Marco Bertaiolli, é de extrema importância a regularização dos conjuntos habitacionais não legalizados. “Esta é uma prioridade do Governo Estadual e Mogi das Cruzes está pronta para aderir à iniciativa e proporcionar aos cidadãos a posse da escritura da casa própria”, afirmou.

Bertaiolli também solicitou ao secretário Lair Krähenbühl a construção de mais 500 casas na cidade. “Vamos buscar parcerias também com o Governo Federal para viabilizar essas moradias tão importantes para Mogi”. Ele destacou situações emergenciais que precisam ser atendidas com a viabilização de novas unidades habitacionais. “É o caso das 20 famílias que viviam no bairro Jardim Lair, que foram removidas por estarem em área de alto risco de deslizamentos. Essas pessoas estão hoje alojadas em um clube da cidade, mas o espaço precisa ser desocupado em breve”, explicou o prefeito. O secretário Lair Krähenbühl se prontificou a visitar o município e avaliar pessoalmente a situação na próxima quinta-feira, dia 12.

Por fim, foi discutida a implantação do programa “Mogi de Cara Nova”. Resultado de um projeto piloto executado em São Paulo, a ação prevê a recuperação das fachadas de imóveis, com obras de chapisco, reboco e pintura, em áreas que estão sendo urbanizadas, e reforma de conjuntos antigos. “Pretendemos dar acabamento nas residências para evitar infiltrações e também colorir tanto as ruas da cidade como a vida dessas pessoas”, finalizou Marco Bertaiolli.

Da Secretaria da Habitação/CDHU