CDHU e prefeitura de Cubatão definem atendimento para moradores de área de risco

Moradores poderão escolher entre cartas de crédito ou novos imóveis em um futuro empreendimento

dom, 08/11/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

O secretário da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, se reuniu com a prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, na quinta-feira, 5, para definir como serão atendidas as famílias que serão removidas de locais ocupados irregularmente em área da CDHU no Bolsão VII e como será o apoio do Governo do Estado às famílias já removidas ou em processo de remoção das áreas de risco. “É importante que o Estado e o Município trabalhem juntos. Essa parceria vai mudar Cubatão para melhor”, disse Lair Krähenbühl. 

As 59 famílias que moram irregularmente nessa área são rés em uma ação de reintegração de posse da companhia que está em tramitação na Justiça. Para minimizar o impacto da iminente desocupação, já que muitas famílias moram no local há mais de uma década, o secretário Lair Krähenbühl ofereceu duas alternativas de atendimento habitacional: cartas de crédito ou realocação em um novo conjunto da CDHU. 

Na primeira opção, o beneficiado pode usar um valor determinado para comprar um imóvel no local que desejar. A segunda seria a recolocação da família em um futuro empreendimento da CDHU na região. “Nenhum morador vai ficar sem atendimento. Quem não quiser a carta de crédito poderá ir para um apartamento da CDHU que será construído nas imediações. A nossa área técnica já está estudando a viabilidade dessa nova construção”, disse o secretário. 

A prefeita Márcia Rosa pediu ajuda para atender as famílias que já foram removidas, e outras que ainda serão da área de risco do Grotão. “Precisamos do Estado para ajudar essas pessoas. A chuva forte dos últimos dias nos obrigou a retirar cinco famílias de suas casas, que iam desabar. Elas estão alojadas em hotéis da cidade. Mais de 50 ainda precisam sair do Grotão o mais rápido possível”, disse Márcia Rosa. O secretário propôs um convênio, que será assinado na próxima semana, para repassar recursos ao município, que  o  usará para atender as famílias por meio de um auxílio-moradia. 

A prefeitura já possui um levantamento das famílias mais vulneráveis e deverá encaminhar a lista para CDHU o mais breve possível. O atendimento por meio do auxílio-moradia é emergencial e vinculado a um atendimento definitivo em programas habitacionais. Segundo a administração municipal, essas famílias já  constam na relação das pessoas que serão beneficiadas pelo Programa de Recuperação da Serra do Mar. 

Após a reunião, o secretário Lair Krähenbühl visitou as obras de urbanização da favela México 70, em São Vicente. Em conversa com técnicos da CDHU e lideranças comunitárias, o secretário determinou um levantamento topográfico da área, específico para verificar a possibilidade de obras para o escoamento das águas das chuvas, que ficam empoçadas nas ruas e acabam invadindo as moradias nos meses mais chuvosos. Além disso, autorizou a reforma do Escritório de Apoio Técnico (EAT) da CDHU e a abertura de licitação, em 2010, para a implantação do “São Vicente de Cara Nova”, projeto que irá reformar e revitalizar as fachadas das casas com chapisco e pintura em cores diferenciadas. 

Da CDHU