CDHU e CPFL instalam aquecedores solares em Americana

Concessionária começou a instalar 160 equipamentos no conjunto Mario Covas

seg, 19/07/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a CPFL Energia realizaram no sábado, 17, evento em Americana para orientar os mutuários do conjunto habitacional Mario Covas sobre uso do aquecedor solar. No total, estão sendo instalados 160 kits do equipamento no empreendimento.

O evento marcou o início do processo de instalação do sistema de aquecimento solar e serviu para orientar e conscientizar os moradores sobre o bom uso dos recursos energéticos e as vantagens do equipamento. Além dos aquecedores, o acordo entre as empresas estabelece ainda a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, de alta eficiência energética, e a troca do chuveiro convencional por um com sistema híbrido, que opere com o aquecedor solar e energia elétrica de baixa potência, com dispositivo eletrônico para controle de temperatura.

Americana foi um dos 14 municípios a receber os equipamentos fornecidos pela concessionária, cumprindo a primeira etapa do convênio firmado entre CDHU e CPFL em dezembro de 2009. O acordo prevê a instalação de 6.691 aquecedores solares em conjuntos localizados nos municípios pertencentes à área de concessão da CPFL.

O sistema de aquecimento solar possui dois componentes básicos: o coletor e o reservatório térmico. O coletor é instalado sobre o telhado e absorve o calor, aquecendo a água que circula em seu interior. A água aquecida é armazenada no reservatório, que varia de tamanho conforme a necessidade de consumo, e então é destinada exclusivamente para o banho. Com esse sistema é possível reduzir significativamente o consumo de energia elétrica.  Segundo estudo da consultoria Biofinance, encomendado pela CDHU, a instalação de 30 mil aquecedores pode reduzir a emissão de CO2 em 4,7 mil toneladas ao longo de 10 anos. Até o fim de 2010, o estado de São Paulo terá um total de 30 mil residências da companhia adotando este sistema.

A companhia também tem convênio deste tipo firmado com a Bandeirante Energias do Brasil pelo Programa de Eficiência Energética da CDHU. O acordo com a empresa prevê a instalação de 4,8 mil aquecedores solares em conjuntos já entregues pela CDHU. 

Ações sustentáveis na área da habitação de interesse social

A Secretaria da Habitação e a CDHU adotam uma série de medidas para que seus conjuntos habitacionais sejam ecologicamente sustentáveis. No ano passado, o Governo Estadual, por meio das Secretarias da Habitação e do Meio Ambiente, assinou protocolo de cooperação com as principais entidades da indústria da construção civil e do ramo imobiliário para promover o desenvolvimento sustentável do setor.

Em 2007, foram assinados dois documentos visando diminuir o impacto causado ao meio ambiente com a construção de moradias de interesse social, viabilizadas com recursos do Estado. Pelo protocolo de cooperação com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a CDHU se comprometeu a adotar critérios de preservação ambiental durante o projeto, construção e habitação dos empreendimentos. Entre os compromissos estão: minimizar os resíduos de matéria-prima durante a obra; comprar insumos de empresas que respeitem protocolos de sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente; utilizar madeira com certificado de origem; cobrar regulagem dos veículos de transportadoras de insumos; promover a destinação adequada de resíduos de obras ou demolições; contribuir com a arborização do entorno dos conjuntos; reflorestar áreas de margens de cursos d’água existentes nos empreendimentos, entre outros.

A CDHU firmou também um termo de cooperação com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para unir conhecimento técnico, recursos materiais e financeiros para promover estudos tecnológicos voltados ao uso racional de recursos naturais e ao emprego adequado de materiais nas construções realizadas pela companhia.

Da Secretaria de Habitação e da CDHU