CDHU e CPFL fazem parceria para implantar aquecimento solar

Protocolo que será assinado dia 5, prevê ações para a redução do consumo de energia

qua, 05/11/2008 - 8h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a CPFL Energia firmam nesta quarta-feira, 5, Protocolo de Cooperação para implementar projetos e ações que promoverão o uso eficiente de energia elétrica em conjuntos habitacionais de baixa renda. O documento será assinado pelo secretário da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, e pelo vice-presidente de Distribuição do Grupo CPFL Energia, Hélio Viana, em São Paulo, às 11h, na Rua Boa Vista, 170, 15o andar, auditório da Secretaria.

Trata-se de um esforço conjunto para reduzir o consumo de energia elétrica nos conjuntos habitacionais da CDHU, principalmente durante o horário de pico do sistema elétrico. O protocolo estabelece que a CPFL Energia, por intermédio de suas distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga, se compromete a doar e instalar sistema de aquecimento solar para água do chuveiro em seis mil moradias, em municípios da área de concessão da CPFL, ainda a serem definidos.

O acordo prevê também a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas de alta eficiência energética. Todos os custos do projeto e serviços de instalação serão assumidos pela CPFL Energia, o que significa que nenhum valor será repassado aos moradores.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a parceria inclui ações e eventos sociais que visam promover a conscientização e orientar a população sobre o uso racional, eficaz e seguro de energia elétrica, e que contribua com a redução do valor da conta de luz. Outra medida prevista no documento é a atualização do cadastro dos consumidores para constatar se estão enquadrados na Tarifa Residencial de Baixa Renda, de acordo com a legislação em vigor.

Em março deste ano, a CDHU assinou protocolo semelhante com a Bandeirante Energia para a instalação de aquecimento solar em 4.800 moradias distribuídas em 28 municípios. As medidas previstas nesses protocolos estão de acordo com o Programa de Eficiência Energética (PEE), previsto na legislação em vigor e nas Resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que regulamentam a matéria.

As novas tipologias de construção adotadas recentemente pelo Governo do Estado incluem a instalação de aquecedores solares, ao lado de outros itens que contribuam com o uso racional dos recursos naturais como, por exemplo, a medição individualizada de água e o uso de estruturas metálicas em substituição ao madeiramento dos telhados.

Serviço

Assinatura de Protocolo de Cooperação entre a CDHU e a CPFL
Dia 5, quarta-feira, às 11 horas
Secretaria de Estado da Habitação
Rua Boa Vista, 170 15º andar, Centro – São Paulo

Da CDHU