CDHU e CPFL Energia instalam aquecedores solares em Piracicaba

Concessionária vai instalar 951 equipamentos no conjunto habitacional do Jardim Gilda

sáb, 06/03/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A  Companhia  de  Desenvolvimento  Habitacional e Urbano (CDHU) e a CPFL Energia  realizam neste sábado, 6, um grande evento em Piracicaba para orientar os mutuários do conjunto habitacional do Jardim Gilda sobre uso do aquecedor  solar.  No conjunto serão instalados 951 kits do equipamento. O evento contará com a presença gestor de Eficiência Energética da CDHU, Eduardo Baldacci, que representará o secretário de Estado da Habitação Lair Krähenbühl.

O  município  será  o primeiro a receber os equipamentos fornecidos pela concessionária,  cumprindo  a  primeira  etapa do convênio firmado entre as empresas  em  dezembro  de  2009.  O acordo prevê a instalação de 6.691 mil aquecedores solares em conjuntos já entregues pela CDHU em 14 municípios do Estado.

Além  dos  aquecedores, o acordo entre CDHU e CPFL estabelece ainda   a   substituição   de  lâmpadas  incandescentes  por  fluorescentes compactas,   de   alta   eficiência  energética,  e  a  troca  do  chuveiro convencional  por um com sistema híbrido, que opere com o aquecedor solar e energia  elétrica  de  baixa  potência,  com  dispositivo  eletrônico  para controle de temperatura.

O  sistema  de  aquecimento  solar  possui  dois  componentes básicos: o coletor  e  o reservatório térmico. O coletor é instalado sobre o telhado e absorve  o  calor,  aquecendo  a  água  que circula em seu interior. A água aquecida  é  armazenada  no  reservatório,  que varia de tamanho conforme a necessidade  de  consumo,  e então é destinada exclusivamente para o banho.

Com esse sistema é possível reduzir significativamente o consumo de energia elétrica. Segundo estudo da Biofinance encomendado pela CDHU, a instalação de 30 mil aquecedores pode reduzir a emissão de CO2 em 4,7 mil toneladas ao longo de dez anos. Até o final de 2010, o Estado de São Paulo terá um total de 30 mil residências da companhia adotando este sistema.

Além  de  Piracicaba,  Americana,  Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Indaiatuba,  Itu, Jundiaí, Marília, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba também receberão os equipamentos da CPFL. Este é o segundo convênio deste tipo firmado pelo Programa de Eficiência Energética da CDHU.

O primeiro,  firmado com a Bandeirante Energia, já está em andamento desde 2008. Ao seu final, ele terá instalado 4,8 mil aquecedores.

Ações sustentáveis na área da habitação

A Secretaria  da  Habitação  adota uma série de medidas para que seus conjuntos  habitacionais sejam ecologicamente sustentáveis. No ano passado, o  Governo  Estadual,  por  meio  das  Secretarias  da  Habitação e do Meio Ambiente,  assinou  protocolo  de cooperação com as principais entidades da indústria  da  construção  civil  e  do  ramo  imobiliário  para promover o desenvolvimento sustentável do setor.

Em  2007,  também  foram  assinados  dois  documentos para diminuir o impacto  causado ao meio ambiente com a construção de moradias de interesse social,  viabilizadas  com recursos do estado. Pelo protocolo de cooperação assinado com a Secretaria do Meio Ambiente, a CDHU se comprometeu a adotar critérios de preservação ambiental durante o projeto, construção e habitação  dos  empreendimentos.  Entre  os  compromissos  assumidos estão minimizar  os  resíduos de matéria-prima durante a obra; comprar insumos de empresas que respeitem protocolos de sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente;  utilizar madeira com certificado de origem; cobrar regulagem dos veículos  de  transportadoras de insumos; promover a destinação adequada de resíduos  de  obras  ou demolições; contribuir com a arborização do entorno dos conjuntos; reflorestar áreas de margens de cursos d’água existentes nos empreendimentos, entre outras.

A CDHU firmou também um termo de cooperação com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas  (IPT)  para  unir  conhecimento técnico, recursos materiais e financeiros  para promover estudos tecnológicos voltados ao uso racional de recursos  naturais  e  ao  emprego  adequado  de  materiais nas construções realizadas pela companhia.

Da CDHU