CDHU compra revestimento cerâmico para moradias populares

Serão adquiridos 1 milhão de metros quadrados do material

ter, 08/07/2008 - 13h18 | Do Portal do Governo

A  Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) vai adquirir cerca  de  um  milhão  de  metros  quadrados  de pisos e azulejos que serão utilizados  nos  imóveis  construídos  pela Companhia com um novo padrão de acabamento. 

A mudança inclui, além do revestimento cerâmico, o aumento de espaço com o terceiro dormitório, aquecimento solar, forração, pé-direito ampliado  para  2,6  metros,  entre  outros,  que  darão mais durabilidade, funcionalidade e conforto às residências, sejam casas ou apartamentos.

Para a aquisição do material, a CDHU abriu licitação na modalidade pregão presencial,  registro  de preço do tipo menor preço. A adoção do pregão nas compras  públicas,  desde  2003, resultou em uma economia de mais de R$ 6,8 bilhões aos cofres públicos.

Essa otimização de recursos é a expectativa do secretário  da  Habitação  e  presidente  da CDHU, Lair Krähenbühl. “Dada a grande  quantidade  de material, esperamos obter um preço bem acessível por meio  do  pregão”,  acredita.  Segundo  o  diretor  Técnico  da  CDHU, João Abukater,  os revestimentos serão utilizados em uma produção média anual de 25  mil unidades habitacionais.

Ele disse ainda a CDHU também vai adquirir, por  pregão,  telhados,  portas  e  janelas,  louças,  kits  hidráulicos  e elétricos.

Para   assegurar  a  qualidade  dos  revestimentos  cerâmicos  que  serão utilizados  nas  novas  moradias,  a  Secretaria  da  Habitação, a CDHU e a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer) firmaram  um  acordo  inédito  em  abril  último. 

Segundo João Abukater, a parceria  foi  estabelecida  dentro dos padrões do Programa da Qualidade da Construção  Habitacional  do  Estado de São Paulo, o Qualihab. O secretário Lair Krähenbühl disse que “a parceria entre o governo e a entidade do setor vai assegurar a qualidade do material utilizado”.

O  diretor da Anfacer, Antonio Carlos Kieling, declarou em abril, durante a celebração do acordo, que a parceria com a CDHU é uma iniciativa pioneira que   incrementará  a  qualidade  dos  imóveis  da  Companhia.  “O  uso  do revestimento cerâmico traz inúmeras vantagens, como durabilidade, higiene e versatilidade”,  explicou. 

Kieling  afirmou  ainda  que “o secretário Lair Krähenbühl  adotou  uma medida que vai qualificar as obras da Companhia com produtos  certificados.  Tenho  certeza  que o mercado vai responder a esse compromisso.  O  Brasil  é o quarto maior exportador mundial de cerâmica no mundo  e o Estado de São Paulo é responsável por 60% da produção nacional”, declarou.

Da Secretaria da Habitação