CDHU capacita engenheiros e arquitetos para uso de aquecedores solares em moradias populares

Utilização dessa tecnologia pela companhia garante pelo menos 30% de redução nas contas de luz dos mutuários

sáb, 20/03/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O sistema de aquecimento solar para a água de chuveiro utilizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) nos seus empreendimentos de interesse social foi tema de curso para capacitação de engenheiros e arquitetos da Caixa Econômica Federal. O gestor de eficiência energética da CDHU, Eduardo Leite Baldacci, deu palestra no dia 10 de março para explicar a experiência da companhia.

Patrocinado pela própria Caixa e pela Eletrobrás, o evento foi realizado na sede da Universidade Corporativa da Caixa, em São Paulo. Segundo Baldacci, o programa de eficiência energética da CDHU tem quatro objetivos: diminuição do valor das contas de luz dos mutuários, redução da demanda de potência na ponta, ganhos ambientais e economia de energia. Vários conjuntos entregues pela companhia contam com o sistema de aquecedores solares.

Economia no consumo

O público atendido pela CDHU é formado por famílias de menor poder aquisitivo, com renda mensal entre um e dez salários mínimos. Para os mutuários, a instalação de aquecedores solares é importante porque reduz em cerca de 30% as despesas com a conta de luz.

O sistema possui dois componentes básicos: o coletor e o reservatório térmico. O coletor é instalado sobre o telhado e absorve o calor, aquecendo a água que circula em seu interior. A água aquecida, armazenada no reservatório, é então destinada exclusivamente para o banho.

Baldacci disse que, segundo estudo encomendado pela CDHU, a instalação de 30 mil aquecedores pode reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) em 4,7 mil toneladas ao longo de dez anos. “Até o fim de 2010, o Estado de São Paulo terá 30 mil residências da CDHU adotando esse sistema”, afirmou o gestor.

Da Agência Imprensa Oficial e da CDHU