CDHU autoriza licitação para construção de condomínio para terceira idade em S. J. Rio Preto

Conjunto integra o Programa Vila Dignidade, criado para dar moradia digna e apoio social aos idosos de baixa renda

qui, 03/09/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

O secretário da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano(CDHU), Lair Krähenbühl, autorizou a abertura de  licitação para construir o primeiro condomínio do Programa Vila Dignidade, no município de São José do Rio Preto. O programa foi desenvolvido pelo Governo para promover moradia digna e apoio social aos idosos de baixa renda. 

O condomínio terá 14 casas e será erguido em um terreno que está em fase final de regularização. Assim que a legalização da área seja concluída, será iniciado o processo licitatório. O investimento previsto no empreendimento é de R$ 1,4 milhão.  A empresa vencedora da concorrência pública terá prazo de 12 meses para construir o conjunto, após a emissão da ordem de início de serviços.

Os imóveis terão sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que pode será utilizada como jardim ou horta.  Vários itens de segurança e acessibilidade foram incorporados ao projeto, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros.

Os recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. O conjunto contará com projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e, ainda, terá salão para atividades diversas, como festas, reuniões e cursos.

Vila Dignidade 

O Programa Vila Dignidade foi lançado em abril deste ano para oferecer moradia digna e apoio social aos idosos de baixa renda. Os moradores são envolvidos em atividades socioculturais e de lazer. Trata-se de uma ação conjunta das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de Economia e Planejamento, da Cultura, da CDHU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com as prefeituras paulistas.

O empreendimento de São José do Rio Preto integra a fase piloto do programa. A Secretaria da Habitação vai investir inicialmente R$ 10 milhões na construção das primeiras 120 unidades. Além de Rio Preto, está em estudo a implantação do programa em Araraquara, Cubatão, Caraguatatuba, Itapeva, Itapetininga, Limeira, Mogi Mirim, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos e Tupã. O primeiro empreendimento está sendo construído em Avaré, com 22 casas.

As demandas serão indicadas pelos conselhos municipais de idosos. Os candidatos a participar do Programa Vila Dignidade devem ter 60 anos ou mais, ser independente para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até dois salários mínimos,  ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos e morar há pelo menos dois anos no município. 

Da CDHU