CDHU atende 54.610 famílias em quase quatro anos

População recebeu casas, apartamentos, auxílio-moradia e áreas reurbanizadas

qua, 12/05/2010 - 15h41 | Do Portal do Governo

Nos últimos quase quatro, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo atendeu 54.610 famílias seja entregando casas e apartamentos ou com auxílio-moradia aos desabrigados e desalojados por conta das chuvas – principalmente no final de 2009 – e também por meio de reurbanização de áreas degradadas. Uma média de mais de 13,6 mil atendimentos por ano e tudo feito com a qualidade dos projetos da CDHU, sempre inovadores, focados na sustentabilidade e no conforto daqueles que recebem as moradias.

Apenas nessa segunda semana de maio, a CDHU entregou pelo menos 430 moradias, parte delas na cidade de Sorocaba e o restante delas na capital. Em Sorocaba a Companhia investiu R$ 13,5 milhões no empreendimento, dividido em 17 prédios com 272 apartamentos de dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 44,89 m² de área construída. Todos possuem revestimento cerâmico no piso de todos os cômodos e azulejos na cozinha e no banheiro. O condomínio é fechado com muro e alambrado, conta com dois centros de apoio comunitário, dois playgrounds, estacionamento com uma vaga para cada apartamento e sistema de água e gás individualizado. O conjunto recebeu ainda tratamento paisagístico nas ruas, calçadas e espaços livres.

E não para por aí. A Secretaria de Habitação assinou recentemente, no mês de março – protocolos  de  intenções  com  prefeitos de 50 municípios  para  a  construção  de  7.762  moradias. Os  empreendimentos  serão  construídos  pelo  Programa  de Parceria com Municípios  (PPM)  e  destinados  a  famílias  de  baixa  renda,  que serão selecionadas  por  meio de sorteio público ou que vivem em áreas de riscos. Pelo  protocolo,  os  municípios  doarão  os terrenos e promoverão projetos sociais,  de  organização  condominial, capacitação profissional e educação ambiental,  que  devem  começar  na  fase de construção e se estender até a pós-ocupação  dos  conjuntos.  A  CDHU repassará recursos para a prefeitura administrar   as   obras  ou  abrirá  processo  de  licitação  destinado  a contratação da empresa que executará os serviços. E isso tudo sem contar os projetos já em construção que em breve devem ser entregues. Leia mais aqui.

Inovação e conforto

Os projetos da CDHU são destaques de inovação no que diz respeito a casas populares no Estado. Preocupada em dar condições de moradias e conforto aos residentes nos conjuntos habitacionais construídos pelo Governo, a Secretaria da Habitação entrega casas desenhadas e adaptadas para idosos, grávidas, famílias numerosas, pessoas com dificuldade de locomoção, obesas, com deficiência visual e outro tipos de necessidades especiais.

As unidades habitacionais da CDHU estão mais confortáveis e sustentáveis. Isso porque as novas moradias possuem inovações em relação às antigas construções, como a implantação do terceiro dormitório, o aquecimento da água por meio de placas solares e a execução de obras para facilitar a acessibilidade universal dos moradores. Entre os novos padrões das residências estão pé-direito mais alto, que foi ampliado de 2,4m para 2,6m, piso cerâmico em toda a casa e azulejos na cozinha e banheiro, laje, esquadrias de alumínio e estrutura de metal nos telhados. Na parte externa, o botijão de gás ganhou abrigo e a área de serviço foi coberta. Entre as casas, haverá muro divisório e os conjuntos habitacionais já começaram a receber tratamento paisagístico nas ruas, calçadas e espaços livres. As moradias também estão “mais ecológicas” porque parte da energia virá do aquecimento solar. Dessa forma, haverá uma redução na conta de energia elétrica. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da CDHU e da Secretaria da Habitação