CDHU assina convênio para obra de saneamento em Bertioga

A obra, estimada em R$ 400 mil, vai beneficiar 176 famílias do conjunto Bertioga C

ter, 12/02/2008 - 11h16 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Prefeitura de Bertioga assinaram ontem, 11 de fevereiro, convênio para a construção de uma estação de tratamento de esgoto no conjunto habitacional Bertioga C, localizado no Jardim Indaiá. O documento foi assinado em São Paulo pelo secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, e pelo prefeito Lairton Gomes Goulart. A obra está estimada em R$ 401 mil, dos quais 80% são recursos do Governo do Estado.

Segundo o prefeito, a construção dessa estação é de grande importância, pois vai melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Bertioga possui um lençol freático muito superficial e o sistema ‘fossa filtro’ não está gerando resultados satisfatórios”, afirmou Goulart. Segundo ele, 176 famílias serão beneficiadas. “Metade delas já mora no conjunto. As demais 88 vão receber as unidades que estão em fase final de construção”, concluiu.

A obra será viabilizada pelo PEM – Programa Especial de Melhorias, cujo objetivo principal é dotar conjuntos habitacionais de infra-estrutura. O município deve arcar com 20% do custo total. O secretário Lair Krähenbühl disse que “a parceria entre o Estado e o município é fundamental para a população e demonstra que o Governo de São Paulo está desenvolvendo uma política habitacional efetiva”.

Outro assunto tratado na reunião foi a intervenção no bairro Vicente de Carvalho. A CDHU já abriu licitação para o início da urbanização na área, que envolverá a transferência de famílias para o conjunto habitacional Bertioga D. Esta fase da obra compreende a elaboração de projetos executivos, terraplenagem, drenagem, pavimentação, abastecimento de água, esgoto público e paisagismo.

Victor Emanuel Lopes

Da CDHU

(L.F.)