CDHU assina contrato para início de obras em Cubatão

Moradias integram Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar

sex, 19/06/2009 - 13h15 | Do Portal do Governo

(atualizado 22 de junho)

Foi confirmada na sexta-feira, 19, a construção de 1.840 unidades habitacionais do primeiro empreendimento do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, o Residencial Rubens Lara, no município de Cubatão. O programa remove famílias de áreas de risco, protege os ecossistemas e recupera porções degradadas da serra. A CDHU investirá R$ 175,2 milhões no projeto.

As unidades do conjunto habitacional, localizado no Jardim Casqueiro, serão erguidas nos moldes do novo padrão de construção da CDHU, que incorpora melhorias como o terceiro dormitório, azulejos na cozinha e no banheiro, medidor individualizado do consumo de água, revestimento nos pisos de todos os cômodos, aquecedor solar para água do chuveiro e pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros. Especificamente nas casas, as melhorias incluem também laje, cobertura na área de serviço e muro divisório.

Vencedora da licitação, a Schahin Engenharia S/A será responsável pela elaboração do projeto executivo, pela construção dos imóveis e pelas obras de infraestrutura urbana e condominial, além da realização de trabalho social junto às famílias que serão beneficiadas.

As obras de terraplanagem já foram concluídas e a estimativa é que a construção das unidades seja iniciada ainda este mês. O empreendimento será entregue com rede hidráulica, elétrica, de telefonia e de gás, iluminação pública, guias, sarjetas e pavimentação, paisagismo, cercamento e sistemas de lazer. A contratada deverá providenciar também a aprovação e licenciamento do conjunto junto aos órgãos municipais e estaduais.

Ainda serão construídas mais 1.754 moradias em Cubatão: 1.154 no Bolsão 9 e outras 600 no Bolsão 7. Serão adquiridos também imóveis do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa Econômica Federal, alguns dos quais estão em fase de conclusão e serão repassados para as famílias cadastradas pela CDHU na região da Serra do Mar.

Programa da Serra do Mar

Lançado pelo governador José Serra no início da atual gestão, o programa é feito em parceria com a Prefeitura de Cubatão e envolve as secretarias da Habitação, Meio Ambiente, Segurança Pública, Casa Civil, Energia e Saneamento, Desenvolvimento, Justiça, Economia e Planejamento, Procuradoria Geral do Estado, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

Além de remover famílias de áreas de risco, proteger os ecossistemas de possíveis acidentes ambientais e recuperar porções degradadas da serra no município de Cubatão, algumas áreas consolidadas serão urbanizadas com infraestrutura urbana e serviços públicos. 

Residencial Rubens Lara

O primeiro empreendimento habitacional do Programa de Recuperação da Serra do Mar, no Jardim Casqueiro, terá o nome de “Residencial Rubens Lara”, em homenagem ao coordenador do Programa e diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Antonio Rubens Costa de Lara, falecido em março de 2008.