CDHU assina acordos de qualidade com onze entidades da construção civil

Fornecedor sem certificação de seu produto ou serviço não pode participar de construções dos conjuntos residenciais da empresa

sáb, 21/07/2007 - 11h28 | Do Portal do Governo

Onze entidades representativas de fornecedores de materiais e serviços para construção civil assinaram este mês acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no âmbito do Programa da Qualidade da Construção Habitacional no Estado de São Paulo (Qualihab). Agora, são 37 associações notificadas, equivalentes a 25 mil empresas no Brasil, as quais deverão certificar seus produtos para poder participar de obras da CDHU.

O objetivo dos acordos é estimular a garantia da qualidade das habitações, com a inclusão de mais empresas do segmento da economia no Qualihab. As entidades, em conjunto com as empresas que representam, têm prazo de 150 dias para criar o Programa Setorial da Qualidade (PSQ), que estabelece padrões mínimos para produtos ou serviços fornecidos por elas.

O próximo passo é a aprovação do PSQ pelo comitê do programa. A CDHU exige, nas licitações, a utilização de apenas materiais e serviços de fornecedores qualificados.

O secretário-executivo do Qualihab, Raphael Pileggi, estima que 70% da cadeia de fornecedores da CDHU foi coberta pelos acordos feitos até o momento. “Todos estão conscientes da necessidade de certificação de seus produtos e serviços e muitos já conseguiram. Sem qualidade assegurada, o fabricante não participa de nenhuma obra da CDHU”, garante Pileggi. Diz também que em dois ou três anos o programa atingirá 80% de adesão, número considerado “muito bom” para se trabalhar.

As associações tratam diretamente com a CDHU, a respeito da adequação dos produtos ao Qualihab. Depois, levam as exigências às suas representadas, que devem ser certificadas por entidades credenciadas pelo Inmetro. Estas empresas não trabalham diretamente com a CDHU, mas fornecem produtos e serviços às construtoras que erguem as obras.

Programa inspirador – Pileggi explica que ao se deparar com um produto diferente ou recente, sem especificações na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a CDHU solicita ajuda de técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Eles irão testar a qualidade do novo material, para utilização nas obras. IPT e Escola Politécnica da USP têm representantes no Qualihab.   

Entre os mais de 30 setores que firmaram acordos com a CDHU, encontram-se indústrias de cimento, cal, tubos e conexões de PVC, esquadrias metálicas, blocos de concreto, blocos e telhas de cerâmica e produtos de maior incidência nas obras. Há também entidades representativas de Engenharia e Arquitetura, que desenvolvem projetos nos campos de Geotecnia, Fundações, Topografia, Construção Civil.

Pileggi informa que o modelo de qualidade na construção desenvolvido em São Paulo foi adotado por órgãos do governo federal e também por outros 18 Estados brasileiros. No âmbito nacional, o Qualihab serviu de inspiração ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP). 

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial

 

Leia também:

Adesões na área das tintas

(R.A.)