CDHU aprova recursos para aprimorar apartamentos em construção na zona leste

Complementação de recursos permitirá obras de urbanismo e infra-estrutura

qua, 27/08/2008 - 18h43 | Do Portal do Governo

A CDHU  aprovou  complementação  de  recursos para as obras do Conjunto Habitacional Vila Jacuí B1, em União de Vila Nova, zona leste da Capital. O empreendimento  tem  192  apartamentos,  já  em  fase  de conclusão, e terá investimento  extra  de  R$ 240 mil para obras complementares de urbanismo, infra-estrutura  condominial  e  viária, redes de água, esgoto, telefonia e paisagismo.  Algumas  unidades serão adaptadas a portadores de necessidades especiais. O investimento total é de R$ 7,1 milhões.

O  Conjunto Habitacional Vila Jacuí está inserido no Projeto Pantanal, o maior  programa  de  urbanização de favelas do país, que beneficia oito mil famílias  que  vivem  entre  a  várzea do Rio Tietê e uma linha de trens da CPTM,  próximo  ao  início da Rodovia Airton Senna. Ali surgiram os núcleos Vila  Jacuí,  União  de  Vila  Nova  e  Vila Nair, em uma área naturalmente propensa  a  enchentes  e alagamentos. Essas famílias estão sendo atendidas com novas moradias ou melhorias nas habitações existentes e infra-estrutura urbana.

O programa prevê obras de urbanização como implantação de redes de água, esgoto  e  energia,  elétrica,  iluminação  pública, pavimentação de ruas e paisagismo,  além  de  obras  estruturais  como  canalização dos córregos e drenagem para acabar com as enchentes. O objetivo é criar infra-estrutura e transformar o local em um novo bairro.

O  projeto  inclui  ações  sociais  que  visam  despertar na população a consciência  da  cidadania, valorizar o bairro, e incentivar a manutenção e apropriação  das áreas públicas. São exemplos o projeto “Arte de União”, em parceria  com a ONG Casa do Zezinho, e o “Amigos da Praça”, em parceria com o Escritório Projeto Paulista de Arquitetura.

Da CDHU

(M.C.)