CDHU apresenta sistema de aquecimento solar em Indaiatuba

Moradores do conjunto Lúcio Artoni serão orientados sobre uso e vantagens apresentadas pelo equipamento

sex, 20/08/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a CPFL Energia apresentarão neste sábado, 21, o sistema de aquecedores solares que serão instalados nos 584 apartamentos do Conjunto Habitacional Lúcio Artoni, em Indaiatuba. 

A apresentação marcará o início do processo de instalação do sistema de aquecimento solar. Um estande terá um equipamento demonstrativo e servirá para orientar e conscientizar os moradores sobre o bom uso dos recursos energéticos e as vantagens do equipamento.

Além dos aquecedores, o acordo entre as empresas estabelece a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, de alta eficiência energética, e a  troca do chuveiro convencional por um com sistema híbrido, que opere com o aquecedor solar e energia elétrica de baixa potência, com dispositivo eletrônico para controle de temperatura.

Indaiatuba é um dos 14 municípios a receber os equipamentos fornecidos pela  concessionária, cumprindo a primeira etapa do convênio firmado entre CDHU  e CPFL em dezembro de 2009. O acordo prevê a instalação de 6.691 aquecedores solares em conjuntos localizados nos municípios pertencentes à área de concessão da CPFL.

O sistema de aquecimento solar possui dois componentes básicos: o coletor e o reservatório térmico. O coletor é instalado sobre o telhado e absorve o calor, aquecendo a água que circula em seu interior. A água aquecida é armazenada no reservatório, que varia de tamanho conforme a necessidade de consumo, e então é destinada exclusivamente para o banho.

Com esse sistema é possível reduzir significativamente o consumo de energia elétrica. Segundo estudo da consultoria Biofinance, encomendado pela CDHU, a instalação de 30 mil aquecedores pode reduzir a emissão de CO2 em 4,7 mil toneladas ao longo de dez anos. Até o fim de 2010, o estado de São Paulo terá um total de 30 mil residências da Companhia adotando este sistema.

A companhia também tem convênio deste tipo firmado com a Bandeirante Energia do Brasil pelo Programa de Eficiência Energética da CDHU. O acordo com a empresa prevê a instalação de 4,8 mil aquecedores solares em conjuntos já entregues pela CDHU.

Ações sustentáveis na área da habitação de interesse social

A Secretaria da Habitação e a CDHU adotam uma série de medidas para que seus conjuntos habitacionais sejam ecologicamente sustentáveis. No ano passado, o Governo, por meio das Secretarias da Habitação e do Meio Ambiente, assinou protocolo de cooperação com as principais entidades da indústria da construção civil e do ramo imobiliário para promover o desenvolvimento sustentável do setor.

Em 2007, foram assinados dois documentos visando diminuir o impacto causado ao meio ambiente com a construção de moradias de interesse social, viabilizadas com recursos do Estado. Pelo protocolo de cooperação com a secretaria do Meio Ambiente, a CDHU se comprometeu a adotar critérios de preservação ambiental durante o projeto, construção e habitação dos empreendimentos.  Entre os compromissos estão: minimizar os resíduos de matéria-prima durante a obra; comprar insumos de empresas que respeitem  protocolos de sustentabilidade da secretaria do Meio Ambiente; utilizar madeira  com certificado de origem; cobrar regulagem dos veículos de transportadoras  de insumos; promover a destinação adequada de resíduos de obras ou  demolições; contribuir com a arborização do entorno dos conjuntos; e reflorestar  áreas de margens de cursos d’água existentes nos empreendimentos, entre outros.

A CDHU firmou também um termo de cooperação com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para unir conhecimento técnico, recursos materiais e financeiros para promover estudos tecnológicos voltados ao uso racional de recursos naturais e ao emprego adequado de materiais nas construções realizadas pela companhia.

Da CDHU