CDHU apresenta projeto de capacitação profissional para famílias transferidas da Serra do Mar

Cursos serão ministrados gratuitamente pelo Senac e interessados poderão fazer suas inscrições no mês de janeiro em quatro cidades da Baixada Santista

ter, 14/12/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) lançou, no último sábado, dia 11 de dezembro, em Santos, o projeto “Capacidades”, que oferecerá cursos para ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho da população removida do Parque Estadual da Serra do Mar. Todos os cursos serão ministrados gratuitamente pelo Senac para as famílias transferidas para os municípios de Cubatão, Praia Grande, Peruíbe e Itanhaém.

A primeira etapa do projeto será voltada a áreas de trabalho que precisam de mão-de-obra, mas que não conseguem preencher as vagas oferecidas por falta de qualificação profissional dos candidatos. Uma pesquisa da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho possibilitou mapear os setores que apresentam essas condições. “Remover essas pessoas de áreas de risco e de moradias irregulares é só parte do trabalho, agora precisamos inseri-las em uma nova realidade social e no mercado de trabalho”, disse Sandra Mendonça, superintendente de Atendimento Social da CDHU.

Serão ministrados 17 cursos, num total 602 vagas. As aulas começam em fevereiro e a previsão é que durem até julho 2011. Os inscritos participarão primeiro do módulo introdutório “Competências Básicas para o Mundo do Trabalho”. Depois, farão a escolha por um dos cursos abaixo, com carga horária que varia entre 10 e 81 horas:

Básico em Computação MS Office 2007

Práticas Administrativas para Escritório

Jardinagem e Paisagismo

Higiene e Manipulação de Alimentos

Salgadinhos para Festas

Docinhos para Festas

Montagem de Buffet

Operador de telemarketing

Conservação de Piscinas

Camareiro(a)

Técnicas de Trabalho

Recepção de Hotéis, Colônias de Férias e Pousadas

Operação e Procedimentos

Modelagem e Confecção de Moda Praia

Capacitação para Garçom, Garçonete e Bartender

Depilação

As inscrições poderão ser feitas em janeiro, nos postos de atendimento que serão montados nos conjuntos Rubens Lara (Cubatão), Vila Sônia e Andorinhas (Praia Grande), Recanto dos Pássaros (Peruíbe) e Guapiranga IV (Itanhaém). “Vamos ajudar essas pessoas a conseguir um emprego e, principalmente, se manter nele. As vagas são voltadas para mercados que estão muito aquecidos, mas que não encontram mão de obra qualificada”, disse Heloísa Martins, do Núcleo de Ação Social Integrada da CDHU.

Antigo morador do bairro Cota em Cubatão, o jovem Alison de Souza está empolgado com a possibilidade de se Aumentar seus conhecimentos. “A realidade de Itanhaém, onde moro hoje, é diferente de Cubatão. Onde eu morava os empregos tinham um perfil industrial. Agora, tenho encontrado melhores oportunidades no ramo dos serviços. Vou aproveitar o curso para encontrar uma vaga perto de casa”, disse.

Paralelo aos cursos do Senac será promovido ainda um trabalho para elevar o índice de escolaridade dos moradores, já que algumas profissões exigem a conclusão do ensino fundamental como requisito mínimo. Será elaborado um plano para matricular os adultos interessados em participar do programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Programa Serra do Mar

Lançado pelo Governo do Estado no início de 2007, o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica é um dos principais projetos do Governo de São Paulo para promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar.

A ação prevê o atendimento de 7.760 famílias moradoras de áreas do Parque. Ao todo, 5.350 famílias deverão deixar áreas de risco ou de preservação ambiental da Serra do Mar. Para receber essas pessoas, além da oferta de moradias em outros municípios, a CDHU está construindo três bairros em Cubatão: o residencial Rubens Lara, no Jardim Casqueiro, o Parque dos Sonhos e a Vila Harmonia, que somam 3.580 moradias.

Além de novas moradias, a CDHU irá urbanizar os bairros Cota 95/100, Cota 200, Pinhal do Miranda e Fabril. As 2.410 famílias que ficarão em áreas já consolidadas da Serra do Mar receberão redes de água, esgoto e drenagem, abertura de ruas, calçadas, pavimentação e a instalação de equipamentos públicos como escolas, posto de saúde, de segurança, além de outros serviços como iluminação, telefone e a coleta de lixo. Além disso, todos os moradores terão a escritura definitiva do seu imóvel.

Da secretaria da Habitação