CDHU adquire imóveis previstos em acordo com a Caixa Econômica Federal

São 1.043 moradias, em Santos, Peruíbe e Itanhaém

sáb, 15/03/2008 - 16h27 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação liberou R$ 41,7 milhões para a compra do primeiro lote de apartamentos construídos pela Caixa Econômica Federal em Santos, Peruíbe e Itanhaém. São 1.043 moradias, distribuídas em seis conjuntos residenciais, viabilizadas pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR).

O objetivo é atender famílias que vivem em áreas de risco ou de preservação ambiental, entre outras demandas habitacionais. Nos municípios de Itanhaém e Peruíbe, a expectativa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) é entregar os imóveis em menos de 180 dias. Esse é o prazo estipulado para que as reformas e a regularização dos empreendimentos sejam concluídas pela Caixa Econômica Federal.

A aquisição engloba o Residencial Cruzeiro do Sul, em Santos (160 moradias), dois conjuntos em Peruíbe (387) e três em Itanhaém (496). A compra permitirá atender parte da demanda do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.

Serão beneficiadas, por exemplo, famílias que residem nos bairros-cota e nas áreas de mangue em Cubatão, mas trabalham nos municípios onde estão os conjuntos. No caso de Santos, os apartamentos do Residencial Cruzeiro do Sul serão direcionados às famílias que perderam suas casas no incêndio da Favela Alemoa.

Acordo 

O acordo que estabelece o compromisso entre a CDHU e a Caixa Econômica Federal para a aquisição de 2.639 imóveis na Baixada Santista foi firmado em outubro de 2007. O documento estipula o prazo de um ano para a efetivação da compra. Seis meses após a assinatura do convênio, a Secretaria de Habitação formaliza a compra de seis dos 15 empreendimentos.

A faixa média de renda exigida pelo PAR é de quatro a cinco salários mínimos. Com o subsídio da CDHU, poderão ser atendidas famílias com renda de três salários mínimos.

Empreendimentos adquiridos

Cidade       Empreendimento              Número de unidades

Itanhaém    Residencial Umuarama G1     176

Itanhaém    Residencial Umuarama G2     160

Itanhaém    Residencial Umuarama G3     160

Peruíbe      Residencial Pássaros        195

Peruíbe      Residencial Santa Izabel   192

Santos       Residencial Cruzeiro do Sul    160

Da Assessoria de Imprensa da CDHU / IO

(C.C.)