CD-Rom ‘A Cultura Xavante nos 500 Anos do Brasil’ é lançado no Memorial da América Latina

(Com fotos)

qua, 23/02/2000 - 16h30 | Do Portal do Governo


‘Nosso País precisa avançar no conhecimento das diversas culturas indígenas no país. Esse não é apenas o lançamento de um CD-ROM, mas o lançamento de uma iniciativa que leve a paz para todo o país. Espero que esse trabalho possa também buscar o reconhecimento, o respeito às populações indígenas para que tenham uma vida mais digna’. As palavras de agradecimento do Cacique da Tribo Xavante de Mato Grosso, Domingos Mãhoro ‘E ‘O, foram pronunciadas no Memorial da América Latina nesta quarta-feira, durante o Encontro de Dirigentes Municipais de Cultua do Estado de São Paulo.
A realização do CD ROM foi sugerida por Jesus, um índio de 15 anos que participou em agosto de 1999 do ‘Programa de Intercâmbio Cultural Xavantes’, em Presidente Prudente. Depois de passar apenas 5 meses fora de sua aldeia, ele aprendeu português, informática e teve a idéia de reunir em um CD-ROM várias informações e imagens sobre a cultura de sua tribo. O CD ROM foi produzido pelo Colégio Cotiguara, em Presidente Prudente, onde o índio fez o intercâmbio – idealizado pelo Cacique Domingos Mãhoro ‘E ‘O – com o apoio do DARC, Departamento de Atividades Regionais da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura.
Para a elaboração do CD ROM uma equipe de professores, fotógrafos e 40 alunos da escola foi enviada a aldeia Xavante Dom Bosco.
O Cacique Domingos Mãhoro ‘E ‘O agradeceu a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP), Lila Covas, madrinha do CD-ROM. Ele a escolheu pelo incentivo dado ao ‘Intercâmbio Cultural Xavante’. Segundo o Cacique, se D. Lila não tivesse encaminhado o projeto à Secretaria da Cultura, ele não teria saído do papel. Criado em 1995, todo ano um grupo de 15 índios sai da tribo para conhecer outras culturas e difundir a dos Xavantes através desse intercâmbio.
Lila Covas agradeceu a homenagem e prometeu que pretende, através do Fundo Social, viabilizar reuniões entre os produtores e empresários para o patrocínio e comercialização dos CD-ROMs, já que a edição de lançamento conta com apenas 500 exemplares. O lucro da venda de CDs será destinado a iinvestimentos em melhorias para a Aldeia Xavante Dom Bosco. Os idealizadores do projeto também querem obter patrocínio e doar o CD às escolas e Universidades públicas para difundir a cultura Xavante e incentivar a criação de novos projetos culturais.
Também participaram da solenidade de lançamento do trabalho sobre os 500 Anos da Cultura Xavante no Brasil, o secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça; Luiz Fernando Lemos dos Santos, diretor de Administração da FUNAI, representando o presidente da FUNAI, Carlos Frederico Marés de Souza Filho; Genny Abdelmalack, diretora técnica do Departamento de Atividades Regionais da Cultura e Marcelo Tas, apresentador do Programa Vitrine, da TV Cultura, e padrinho do CD-ROM.