Caverna do Diabo ganha melhorias e plano para regularizar turismo

Este é o primeiro Plano de Manejo Espeleológico a ficar pronto; outros 32 estão em execução

qui, 04/03/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Centro de visitantes, restaurante, estacionamento, projeto paisagístico e nova rede elétrica. Estas são algumas das melhorias que o Parque Estadual Caverna do Diabo, no município de Eldorado, receberá nesta sexta-feira, 5. As melhorias, que totalizam gastos de R$ 4 milhões, incluem também o novo projeto de iluminação da Caverna do Diabo e capacitação de monitores, empresas e empreendedores para atender o potencial turístico da região.

Os investimentos fazem parte do Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica, que conta com um contrato de empréstimo na ordem de US$ 15 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e atua em seis parques estaduais: Petar, Intervales, Ilha do Cardoso, Carlos Botelho, Ilhabela e a Caverna do Diabo.

Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, também entregará o Plano de Manejo Espeleológico da Caverna do Diabo. Este é o primeiro a ficar pronto entre os 32 que estão em execução para regularizar o turismo nas cavernas do Vale do Ribeira, que atraem quase 60 mil visitantes todos os anos para a região.

Em fevereiro de 2008, uma medida do Insituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) ameaçou a economia da região, fortemente baseada no turismo, ao interditar todas as cavernas abertas para visitação pública nos parques de Intervales, Caverna do Diabo e Petar, devido a falta de Planos de Manejo Espeleológico. Preocupada com os impactos sociais que a medida causou, a Fundação Florestal – órgão responsável pela administração dos Parques – firmou um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com o Ministério Público Federal se comprometendo a elaborar os Planos em até dois anos.

Da Secretaria do Meio Ambiente