Caverna do Diabo é reaberta para turistas

Outras dez cavernas no Parque Estadual de Intervales também foram reabertas no sábado, 21

seg, 23/06/2008 - 10h09 | Do Portal do Governo

A caverna do Diabo e outras dez cavernas do Parque Estadual de Intervales foram reabertas à visitação pública no último sábado, 21, por meio de um ato simbólico realizado pelos moradores, guias e agentes de turismo, além de lideranças locais, no Centro Comunitário da cidade de Eldorado.

A volta do turismo às cavernas administradas pela Fundação Florestal (FF), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, foi possível graças a um acordo judicial assinado pela FF, Ibama, Instituto Chico Mendes/Cecav, o Estado de São Paulo e a União. O documento, que prevê a realização do plano de manejo das cavernas em dois anos, foi homologado na tarde da última sexta-feira, 20, pela juíza Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, da 4a Vara Federal de Santos.

As cavernas haviam sido fechadas por determinação do Ibama, no dia 28 de fevereiro, causando prejuizos à economia das cidades de Iporanga e Eldorado, que têm no turismo espeleológico uma de suas principais fontes de receita. A caverna de Santana, em Iporanga, estava liberada desde o mês passado.

Da Secretaria do Meio Ambiente

C.C.