Cavalgada integra turistas à natureza

Trajeto de 32 quilômetros inclui visitas a propriedades rurais e degustação de frutas, entre outras atrações

qui, 15/10/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os amantes da natureza que quiserem curtir um final de semana diferente já têm programa para este sábado, 17: a Cavalgada do Circuito das Frutas. Com saída de Itupeva, às 7h30, a cavalgada vai passar por Louveira e terminar com um jantar, regado a muita moda de viola, em Jundiaí. No trajeto, de 32 quilômetros, visitas a propriedades rurais, degustação de frutas e produtos derivados, almoço na roça e muita animação. 

“O Circuito das Frutas aproximou o pessoal que coordena o evento com a equipe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Isso já rendeu muitos frutos em termos de divulgação dos municípios da região e valorização de seus produtos, pois ajuda a gerar renda aos agricultores – a maioria proprietários de pequeno porte”, explica o idealizador da cavalgada e o secretário-adjunto da pasta, Antonio Julio Junqueira de Queiroz. 

Também participam da iniciativa a Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas e o Pólo Turístico, composto pelos municípios de Jundiaí, Louveira, Valinhos, Vinhedo, Itupeva, Itatiba, Jarinu, Indaiatuba, Morungaba e Atibaia. Cada cidade do Circuito ficou responsável por um grupo de cavaleiros. Já foi confirmada a participação de 150. 

O turista deverá ir ao passeio com o seu próprio animal ou charrete. Embora seja um evento de lazer e turismo, a organização alerta que é preciso seguir normas quanto à participação dos animais, referentes à documentação e exames médicos. Por isso, os escritórios de defesa agropecuária da Secretaria da região (Campinas e Bragança Paulista) estão orientando os interessados. Um veterinário estará no local, no dia da cavalgada, para acompanhar a conferência de exames. 

“Essa cavalgada vai servir como uma espécie de teste. A idéia é que a iniciativa se espalhe pelo Estado, numa iniciativa entre os municípios, a Secretaria e entidades locais. Já fomos procurados, por exemplo, pela prefeitura de Cruzeiro, que fica na região do Vale do Paraíba”, afirmou o secretário-adjunto.   

Quem quiser participar pode procurar as secretarias de Agricultura ou Turismo das prefeituras do Circuito, a associação de cavaleiros de seu município (se houver) ou se inscrever por ocasião da cavalgada. A taxa de R$ 30,00 inclui camiseta, café da manhã, almoço, jantar, água e frutas. Uma ambulância vai garantir a segurança dos participantes e um caminhão de apoio será destinado aos animais. 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento