Cati produzirá 6 milhões de mudas para reflorestar áreas degradadas

Mais de 270 espécies silvestres, arbóreas e frutíferas serão plantadas

ter, 13/05/2008 - 9h12 | Do Portal do Governo

Ipê, peroba, canela, aroeira. A lista é extensa. Ao todo, são mais de 270 espécies silvestres e arbóreas, algumas frutíferas, protegidas pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Até o momento, foram cultivados quatro milhões de mudas. Mais 1,5 milhão está em desenvolvimento. Até o final do ano, o volume somará 6 milhões. A quase totalidade da produção destina-se ao Programa de Microbacias Hidrográficas, para reflorestar as áreas degradadas.

O cultivo de mudas nativas é o carro-chefe, mas há produção de frutíferas comerciais e de sementes, informa o diretor do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, Victor Branco de Araújo. Destinadas ao reflorestamento, as árvores precisam ter grande diversidade genética (de 120 a 150 espécies por hectare) e ser nativas da região em que serão plantadas. Outro diferencial é que as mudas disponíveis aos agricultores têm garantia de qualidade genética, fisiológica e sanitária. “Uma conquista foi a produção de atemóia – exige enxerto –, que conquistou o gosto dos paulistas e hoje está disseminada por todo o Estado”, revela.

Sementes de milho, soja, trigo, arroz, feijão, girassol e aveia compõem a cesta de cereais oferecida aos produtores rurais. Em relação às frutas, a variedade de oferta também é grande. Foram excluídas a cana-de-açúcar e os cítricos, já que os setores produtivos desses alimentos são auto-suficientes. “Tratamos mais das espécies pelas quais a iniciativa privada não tem interesse, dos casos em que é difícil conseguir a propagação e também daqueles em que há escassez de material genético”, explica Araújo.Mudas, sementes – Caqui, castanha, uva para vinho, manga, abacate e banana são alguns exemplos de frutas cultivadas. Um destaque foi o desenvolvimento da variedade da acerola Waldy. Embora criar variedades não seja o foco da Cati, a nova acerola “fez enorme sucesso” por ser mais duradoura, lembra o diretor. Araújo ressalta também o desenvolvimento de morangos mais longevos, os quais conquistaram grande aprovação do mercado. As frutas e as sementes são comercializadas diretamente com os agricultores e empresas comerciais.

Agrishow – A produção da Cati foi apresentada durante a maior feira de agronegócios da América Latina, a Agrishow, realizada recentemente em Ribeirão Preto. Os técnicos do governo prestaram esclarecimentos sobre plantio, adequação e cultivo das frutíferas. Araújo diz que ainda é cedo para falar em números e negócios proporcionados pelo evento, mas destaca que foi um momento de mostrar os produtos e divulgar as mais recentes descobertas. “Foi uma feira com alto índice de visitação e há muitas perspectivas”, comenta.  40 anos oferecendo de garantia e qualidade

Criado oficialmente em 1968, o Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes produz espécies com garantia de qualidade para os agricultores paulistas a preços reduzidos. Com isso, espera-se assegurar que as culturas de pouco interesse da iniciativa privada continuem a sobreviver, e a ação possa impulsionar o agronegócio em São Paulo.

Da Agência Imprensa Oficial