Cátedra Unesco Memorial da América Latina abre inscrição para quinto módulo

Nesta etapa, o tema debatido será Agronegócio na América Latina: desafios e oportunidades

sex, 12/02/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Cátedra Unesco Memorial da América Latina desenvolverá a partir do dia 15 de março seu quinto módulo de estudos. Para esta fase, cujo término está previsto para 21 de junho, o catedrático selecionado, professor Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura do Brasil, discorrerá sobre Agronegócio na América Latina: desafios e oportunidades.

Os interessados poderão encaminhar, até 22 de fevereiro, currículos para o e-mail catedra@memorial.sp.gov.br, aos cuidados de Rosangela Moraes. Será feita análise da documentação acadêmica enviada (currículo, situação funcional, área de interesse) para encaminhar a seleção dos alunos.

A Fundação Memorial da América Latina é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo, cuja missão é contribuir para a integração cultural dos vários países que compõem a América Latina. O antropólogo Darcy Ribeiro respondeu por sua concepção, e o arquiteto Oscar Niemeyer é autor da magnífica obra que abriga o Memorial na cidade de São Paulo.

A Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Memorial da América Latina associaram-se na constituição da cátedra. São, assim, suas entidades instituidoras. Outras universidades brasileiras e de outros países da América Latina participam igualmente como parceiras acadêmicas.

Unesco chairs 

Sob o lema Desafios para a integração da América Latina, a cátedra tem os seguintes objetivos: a intensificação da cooperação conjunta dos países latino-americanos para a organização de atividades acadêmicas, congressos, jornadas e colóquios, entre outros; a formação de pesquisadores em programas desenvolvidos pelas universidades agregadas, estimulando a discussão de temas e conteúdos nas diversas disciplinas acadêmicas; a organização de cursos e seminários nos campos de conhecimento das diversas culturas; a elaboração e coordenação de projetos de pesquisa; o intercâmbio de docentes e pesquisadores; a utilização recíproca de centros e institutos de pesquisa, bibliotecas e arquivos; o intercâmbio de acervos bibliográficos e de pesquisa; a programação de co-edições e intercâmbio de publicações.

Embora instituída por universidades públicas, ela é coordenada por uma instituição não acadêmica – o Memorial – permite a participação de outras universidades, entidades de pesquisa e empresas do mundo corporativo. Ela integra seleto grupo mundial de 646 Unesco chairs, que compõe o Programa de Cátedras Unesco/Unitwin. Isso facilita a sua participação em projetos internacionais de pesquisa e em fundos de fomento.

Direcionada à pesquisa e ao estudo de questões concretas da América Latina contemporânea, as atividades da Cátedra Unesco Memorial da América Latina ocorrem nos câmpus universitários, no Memorial e em empresas parceiras. Cursos de extensão, seminários, orientação de pesquisa e conferências fazem parte do dia a dia. Agronegócio, inovação tecnológica, integração do continente no mundo globalizado, desenvolvimento sustentável, energia, mercado e processos de trabalho, sistema previdenciário, proteção social e pobreza, entre outros, são alguns dos temas abordados nesses eventos e trabalhos.

Certificado

A produção dos catedráticos, pesquisadores e bolsistas – artigos, palestras e o conteúdo de seminários e mesas redondas – é publicada pelo Memorial. Os estudantes estrangeiros indicados pelas universidades e acolhidos pela coordenação da Cátedra atuarão em período integral, e permanecerão no Brasil de 15 de março a 26 de junho. Nesse período, terão a oportunidade de contato estreito com a vida política, econômica, cultural e universitária brasileira, ao mesmo tempo em que aprofundarão seu conhecimento sobre a América Latina.

Em São Paulo, os bolsistas contarão com total apoio da Fundação Memorial da América Latina para obtenção de documentos consulares e plano de saúde. O Memorial se encarregará dos custos da participação dos bolsistas estrangeiros da seguinte forma: bolsa (quatro pagamentos) no valor mensal de R$ de 2.500 e seguro-saúde. Todos os alunos receberão certificados desde que compareçam a 75% das aulas.

Da Agência Imprensa Oficial e do Memorial da América Latina