Catavento: uma parceria entre Educação e Cultura

Espaço receberá estudantes da rede pública de ensino

qui, 26/03/2009 - 18h32 | Do Portal do Governo

Inspirado nos principais espaços dedicados à iniciação científica do mundo, o Catavento, inaugurado hoje pelo governador José Serra teve investimento de R$ 20 milhões. Fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura e da Educação, o espaço será administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, sob a supervisão da Secretaria da Cultura.

“Existem muitos museus e espaços voltados para o ensino e divulgação do conhecimento científico no mundo e na América Latina, e no Brasil, o Catavento pretende ser o nosso espaço de referência”, explica João Sayad, secretário de Estado da Cultura.

O espaço fará parte do programa “Cultura é Currículo”, da Secretaria da Educação, cujo objetivo é democratizar o acesso de professores e alunos da rede pública estadual a bens e produções culturais e diversificar situações de aprendizagem.

“O Catavento é um espaço social e cultural, rico em objetos e ambientes de aprendizagem interativos e informais. É uma verdadeira escola viva, que ajuda a compreender como as coisas funcionam, não só para as crianças, mas a todos que quiserem entender mais sobre o mundo da Ciência”, afirma Sergio Freitas, presidente do Conselho da OS Catavento Cultural e Educacional.

A estimativa é de que o Catavento receba, até o final do ano, cerca de 15 mil alunos da rede pública estadual, além dos professores que os acompanharão. O espaço será um precioso complemento às atividades de ensino. Os alunos poderão voltar mais de uma vez ao espaço. Se estiverem estudando biologia, concentra-se a turma na ala em que o tema é abordado. Se é física, o mesmo.  E assim por diante. Dessa maneira, o professor poderá “mostrar” aos alunos os conceitos apresentados em aula e gerar uma discussão mais efetiva sobre os temas.

“São Paulo ganha espaço único no Brasil, unindo educação e ciência. Os estudantes de todo o Estado têm muito a ganhar. Há atrações para diferentes faixas etárias, sempre com a preocupação de ganho pedagógico”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Comunicação