Catavento oferece programação dedica à astronomia

Participantes de todas as idades poderão observar o Sol por telescópios

sáb, 25/06/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Catavento Cultural e Educacional – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, localizado no centro da capital paulista – oferece programação especial dedicada à Astronomia. Realizado em parceria com o CASP (Clube de Astronomia de São Paulo), o encontro leva os visitantes a uma viagem astronômica, em que os participantes podem utilizar telescópios para observar o sol e assistir uma palestra sobre o tema.

Para participar da observação os interessados devem chegar com 30 minutos de antecedência e encontrar o grupo ao lado da bilheteria. A atividade tem classificação etária livre e inicia às 14 horas.

Sobre o CASP

O Clube de Astronomia de São Paulo (CASP) foi fundado em fevereiro de 2001, com objetivo de reunir astrônomos da cidade, difundir a astronomia e realizar pesquisas em nível amador. Após cinco anos de trabalho, em 2006 o Clube foi oficializado e aberto legalmente como uma instituição sem fins lucrativos. Atualmente o CASP conta com dezenas de sócios mantenedores e mais de mil membros não pagantes. As atividades produzidas pelo clube são gratuitas e abertas ao público.

Sobre o Catavento

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento conta com 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados. O espaço é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.

Atrações como uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi e um passeio digital que mostra o Rio de Janeiro em 3D, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Palestra: “Notícias Astronômicas Comentadas”
Palestrante: Marcus Vinicius do Prado Jr. (CASP)
25/6 – 16h

Uma seleção das descobertas e das notícias mais importantes no mundo da astronomia que foram divulgadas nos últimos meses, comentadas em linguagem acessível a todos.

Observação do Sol com telescópios
25/06 – das 14h às 16h
Local: Observação do sol – ao lado da bilheteria e palestras no auditório
Capacidade turmas Observação ao sol: 20 pessoas

Serviço

Catavento Cultural e Educacional
Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, S/N – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes e idosos
Capacidade do auditório: 300 pessoas
Classificação: livre
Como chegar: informações no mapa
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: R$ 5 (capacidade para 200 carros).
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva
Horário de funcionamento do Catavento: 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)

Da Secretaria da Cultura