Catanduva eleva índice de leitura dos alunos da rede

Três alunos atingiram a marca de 300 livros lidos em um ano

dom, 06/12/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Para estimular o hábito e o gosto pela leitura, as escolas estaduais da região de Catanduva implantaram, em 2008, o Projeto Centopéia. O sucesso dessa iniciativa está elevando a média de leitura dos 6 mil alunos da rede, a ponto de três alunos chegarem a ler 300 livros em apenas um ano. Segundo um levantamento divulgado recentemente pelo Instituto Pró-Livro, os brasileiros leem em média 1,3 livro por ano. Incluindo obras didáticas e pedagógicas, a média sobre para 4,7, ainda assim um número considerado baixo em comparação a outros países.

“Projetos como esse são fundamentais para que os alunos adquiram gosto pela leitura e enriqueçam ainda mais a formação oferecida pelas escolas da rede”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza. O Projeto Centopéia envolve 12 municípios (Ariranha, Catanduva, Catiguá, Embaúba, Itajobi, Marapoama, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Santa Adélia e Tabapuã), 23 escolas e 6.197 alunos, dos quais 146 estão matriculados da 1ª a 4ª série e outros 6.051 de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.

A proposta é que cada aluno monte uma centopeia de papel. A cada livro lido, o estudante recebe uma parte do corpo da centopeia. Para atestar a realização da leitura, o aluno deve entregar um resumo da história, com personagens centrais e avaliação pessoal sobre a obra. Entre os autores lidos estão Monteiro Lobato, Machado de Assis, José de Alencar, Camilo Castelo Branco, Pedro Bandeira, Walcyr Carrasco e Gilberto Dimenstein.

Em 2009, três alunas conseguiram chegar à marca de 300 livros lidos este ano, cada uma. Outros seis alunos superaram a marca de 200 livros e 13 ultrapassaram os 100 livros. O projeto conta ainda com a participação de 12 alunos com deficiência visual (cegos ou com baixa visão), que leem livros em braile ou adaptados, e também com 440 alunos do Centro de Estudos de Línguas (CEL), que leem publicações em espanhol (Proyeto Cienpiés).

Da Secretaria da Educação