CAT-Luz é a mais nova unidade para inscrição no Jovem Cidadão

Parceria amplia possibilidades de cadastro dos estudantes para inserção no mercado de trabalho

ter, 21/10/2008 - 17h05 | Do Portal do Governo

O Jovem Cidadão, programa coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), está mais próximo do estudante paulistano. Parceria entre a Sert e a Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo permite que a inscrição de jovens seja feita no Centro de Apoio ao Trabalho da Luz (CAT-Luz).

O programa é direcionado a alunos do segundo ano do ensino médio da rede pública estadual. Oferece oportunidade de inserção no mercado de trabalho, por meio de estágio remunerado, em parceria com empresas e entidades sem fins lucrativos.

De janeiro a agosto deste ano, o Jovem Cidadão encaminhou 31 mil estudantes da capital e Grande São Paulo para entrevistas em diversas empresas. Segundo a coordenadora do CAT-Luz, Roseli Saccardo, o objetivo do acordo é oferecer mais uma opção de cadastramento para estágios. “Vamos recepcionar e encaminhar para a Sert, que dará continuidade ao atendimento e direcionamento para as empresas interessadas nos estagiários”, explica.

A iniciativa busca integrar as ações de geração de trabalho, emprego e renda praticadas por Estado e município. Faz parte do protocolo de intenções assinado no início do mês entre as duas secretarias.

Banco de dados – Atualmente há 7.039 empresas no banco de dados do Jovem Cidadão. A bolsa vale por seis meses e pode ser prorrogada por igual período. A remuneração varia de R$ 130 a R$ 300, mais benefícios e seguro de acidentes pessoais. A jornada varia de quatro a seis horas diárias.

Desde que foi criado, em 2000, quase 100 mil jovens participaram do programa. Seu público-alvo é constituído de estudantes de 16 a 21 anos, matriculados e com freqüência efetiva no ensino médio da rede pública estadual, em escolas localizadas na Grande São Paulo.

Além do CAT-Luz, as unidades do Poupatempo, Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da Grande São Paulo e secretarias das escolas recebem inscrições. O jovem precisa apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Charles Roberto, da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo

(M.C.)