Casos de sífilis aumentam no país; Saúde promove teste gratuito

Casos de infecção por sífilis no Brasil aumentaram de 1.249 para 65.878 entre os anos de 2010 e 2015, um aumento de mais de 5.000%

seg, 22/10/2018 - 14h59 | Do Portal do Governo

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, os casos de infecção por sífilis no Brasil aumentaram de 1.249 para 65.878 entre os anos de 2010 e 2015, representando um aumento de mais de 5.000%.

Para informar à população sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento, pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP produziram um vídeo educativo sobre a doença.

“O principal objetivo foi oferecer à população um material educativo atualizado e com base nas recomendações científicas para auxiliar na compreensão desse problema de saúde e das práticas seguras”, afirma o pesquisador Policardo Gonçalves da Silva.

A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema e conhecida por ser um “mal silencioso”, exigindo atenção e cuidado aos sintomas. Muitas pessoas ainda desconhecem as consequências da Sífilis, por isso é importante se atentar a alguns sinais.

“Alguns dias após o contágio, é comum surgir uma ferida no pênis, na vagina, no ânus ou na boca. Muitas vezes nem consideramos ser uma Sífilis. Com o tempo, se não for tratada, pode acarretar sérios problemas, como problemas neurológicos e até a cegueira”, explica Tânia Regina Corrêa de Souza, da Assistência e Prevenção do CRT.

Para atuar na prevenção e no diagnóstico rápido, o Centro de Referência e Treinamento (CRT) do Estado de São Paulo oferece testes gratuitos que ficam prontos em até 20 minutos.

“O teste é rápido e as formas de tratamento são injeções de penicilina benzatina, dependendo do estágio da doença. As pessoas, em qualquer situação, podem procurar o serviço mais próximo da sua residência e solicitar o exame”, conta Tânia.

A Sífilis Congênita, a transmissão da bactéria de mãe para o filho, também apresenta números elevados. De 1986 a 2016, por exemplo, foram 28.121 casos. Como consequência, a doença pode causar má-formação do feto, além de aborto e morte do bebê. Dessa forma, é importante que o teste seja feito para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado é positivo, tratar imediatamente tanto a mulher quanto o parceiro.

“Cada etapa do processo na linha de cuidado da gestante, especialmente na atenção pré-natal, deve ser rigorosamente cumprida. É fundamental a ampla cobertura na oferta de testes para sífilis e retorno dos resultados em tempo hábil, tratamento adequado para gestante e parceiro sexual, orientação para prática sexual segura e planejamento reprodutivo”, afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/ Aids-SP.

Saber o mais rápido possível o contágio pelo vírus HIV é importante para aumentar a expectativa de vida dos pacientes. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha qualidade de vida. Por isso é importante fazer o teste.

O teste rápido do HIV por fluido oral leva aproximadamente 30 minutos para ser realizado e sua eficácia é igual ao teste tradicional. Todo o processo é feito  de forma cautelosa e sigilosa. “O teste por fluido oral não requer infraestrutura laboratorial, e sua execução, leitura e interpretação são simples”, observa Ivone de Paula, gerente da Área de Prevenção do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Todas as unidades de testagem do HIV cadastradas também contam com testes convencionais e rápidos de sífilis e hepatites B/C, preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, kit de redução de danos para uso de drogas injetáveis (KIT RD) e tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).