Casos de dengue despencam no 1º semestre em São Paulo

Taxa de mortalidade decorrente da doença caiu mais de 90%

qui, 14/07/2016 - 20h38 | Do Portal do Governo

O número de vítimas da dengue despencou no Estado de São Paulo. No acumulado do primeiro semestre foram confirmados 143 mil casos da doença contra 666 mil no mesmo período do ano passado. A redução na quantidade de mortes foi ainda maior: caiu de 465 para 67 casos.

Segundo o secretário da Saúde, David Uip, as visitas de agentes de saúde aos imóveis para combater os focos do mosquito Aedes aegypti foram fundamentais para a melhora dos indicadores. “Tivemos uma redução exuberante no número de casos de dengue, comparando janeiro a junho de 2015 houve uma redução de 80% em relação a 2016, e a mortalidade caiu mais de 90%”, declarou.

A Secretaria da Saúde está com uma ação de 80 mil agentes, que cobriu mais de 90% dos municípios paulistas. “O resultado disso, a contratação de agentes que trabalharam voluntariamente aos sábados, essas ações fizeram com que o Estado de São Paulo tivesse uma queda significativa”, afirmou Uip.

Em fevereiro, o Governo do Estado anunciou o pagamento de uma diária extra de R$ 120 para agentes municipais de saúde que se dispusessem a trabalhar aos sábados nos mutirões contra a dengue. O resultado foi positivo e o número total de vistorias a imóveis passou de 22 milhões.

Do Portal do Governo do Estado