Casca de coco é aliada no combate ao mau cheiro do esgoto

Projeto da Sabesp está sendo testado na Estação de Tratamento de Esgoto de São Miguel Paulista

seg, 03/06/2013 - 10h17 | Do Portal do Governo

A solução para o mau cheiro nas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) pode estar na casca do coco. Um projeto criado pela Sabesp com base no material está em testes na ETE de São Miguel Paulista, na zona leste da capital.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A companhia criou um tipo de aerador. Ele recebe o ar com mau cheiro gerado dentro das estações e, com a ajuda de bactérias, o gás sulfídrico (responsável pelo odor ruim) é oxigenado e perde sua característica agressiva às narinas – aquele cheiro de ovo podre.

O protótipo foi criado pela Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da companhia. A invenção é simples. Dentro de um contêiner é colocada turfa (uma mistura vegetal), composta principalmente por restos de casca de coco. Essa mistura é umidificada por pequenos chuveiros instalados dentro do contêiner.

LEIA TAMBÉM:
Degustadores da Sabesp ajudam a garantir qualidade da água

A umidificação dessa mistura gera bactérias que funcionam como filtros biológicos, oxidando o gás sulfídrico gerado nas estações de tratamento. O transporte do ar com mau cheiro até o contêiner é feito por dutos. A ETE São Miguel está com um desses contêineres em operação, obtendo bons resultados.

Caso o projeto seja aprovado, a Sabesp prevê que no decorrer de 2013 os contêineres estejam em funcionamento nas cinco grandes estações de tratamento da Região Metropolitana (ABC, Barueri, Parque Novo Mundo, São Miguel Paulista e Suzano), além das 490 unidades existentes no Estado de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado