Casamento comunitário leva cidadania a 240 casais de baixa renda

Desde 2002, cerca de 4 mil casais já foram beneficiados

seg, 07/12/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Há dez anos, Ademir Gimenez Perez organiza casamentos na Igreja de São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, zona leste da capital. No dia 29 de novembro, teve de colocar sua experiência em prática para administrar o casamento comunitário de 240 casais. Perez e mais 360 voluntários, entre eles escreventes e juízes, participaram do projeto Casamento Comunitário, ação da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC) e do Shopping Interlagos, em parceria com os cartórios de registro civil de Capela do Socorro, Santo Amaro e Parelheiros (zona sul de São Paulo).

O projeto é direcionado a pessoas carentes, impossibilitadas de arcar com as despesas necessárias à legalização de uma união. Casais sem condições financeiras podem buscar um cartório de registro civil próximo à sua residência e solicitar a isenção de taxa do registro (R$ 272,75), conforme determina o artigo 512 do Código Civil.

A união comunitária reuniu nove escreventes e nove juízes. Francisco Thomé Filho, juiz de paz, realiza cerimônias há sete anos, e pela quarta vez participa de um evento desse tipo. “Fazemos com prazer. Acredito que resgatamos a cidadania dessas pessoas que, muitas vezes, nem sabem que têm direito ao serviço gratuito”, explica. Também juiz de casamento, Newton Anielo disse que a realização do projeto é sempre uma “ocasião comovente”. A festa ocorreu no estacionamento coberto do Shopping Interlagos ao som de muita música oferecida pelo Coral e Orquestra Bacarelli.

Tapete vermelho 

A decoração foi especialmente preparada para a data, com tapete vermelho, flores e tudo mais.  “Os funcionários do shopping ficam entusiasmados quando acontece um evento desse tipo. Eles fazem questão de ajudar a transformar a data numa festa especial”, ressalta a superintendente do Shopping Interlagos, Carla Bordon Gomes. Pela terceira vez, o shopping realiza o casamento em conjunto com a SJDC. Os casais inscritos ganharam um presente oferecido pela administração do centro comercial: “Uma cafeteira para que todos tenham sempre a lembrança do primeiro café da manhã de recém-casados”, diz Carla.

A Secretaria da Justiça já realizou inúmeros casamentos comunitários. Ao todo, foram beneficiados cerca de 4 mil casais. A primeira edição ocorreu em 2002. A maior delas foi em 2004, quando 1.339 casais formalizaram suas uniões no Ginásio do Ibirapuera. Em outubro passado, foi feita uma cerimônia no CEU Paraisópolis, com 34 casamentos, durante a Virada Cultural da cidade.

Da Agência Imprensa Oficial